CAMPANHA TRÂNSITO

Guarda Municipal faz campanha na Semana Nacional de Trânsito

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 22-09-2021 09:29 | 1112
Equipe da Guarda Municipal realizou blitz educativa na Avenida Monsenhor Mancini com distribuição de panfletos
Equipe da Guarda Municipal realizou blitz educativa na Avenida Monsenhor Mancini com distribuição de panfletos Foto: Divulgação

A Diretoria de Trânsito de São Sebastião do Paraíso, através da Guarda Civil Municipal está promovendo diversas ações na Semana Nacional do Trânsito. Nos últimos dias e até o final do mês estão sendo realizadas atividades voltadas para a educação dos condutores de veículos e pedestres em diversos pontos da cidade. “É um trabalho que realizamos com frequência ao longo do ano, mas que intensificamos neste momento, tendo em vista, a importância e a necessidade de conscientizar e educar todos que dele participam para reduzirmos cada vez mais os índices de acidentes e mortes”, comenta a GM Gisele Maria da Silva, coordenadora municipal de Educação para o Trânsito.

Embora o calendário oficial marque que a Semana Nacional do Trânsito aconteça no período entre 18 a 25 de setembro, em São Sebastião do Paraíso as atividades estão ocorrendo há cerca de 10 dias. “Intensificamos este trabalho na semana passada, inclusive com atuação no distrito da Guardinha e também em pontos estratégicos da nossa cidade”, comenta a GM Gisele. Ela salienta que as ações são permanentes, sendo necessária uma continuidade para que o aprendizado como exercício de normas e regras se transformem em prática comum e não caia no esquecimento dos motoristas e pedestres.

Neste ano, o tema é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A ideia é fazer as pessoas refletirem sobre a responsabilidade de cada um para tornar o trânsito seguro para si e para os outros. De acordo com a coordenadora municipal o objetivo principal da conscientização é fazer com que sejam reduzidos os números de acidentes e consequentemente das mortes.

“Temos um conjunto de fatores que devem ser observados no trânsito que vai além das condições das vias e dos veículos, mas principalmente, em relação a atitude de cada pessoa. Cada um individualmente e mesmo coletivamente temos responsabilidades no trânsito e isso reflete no todo”, observa.

Conforme Gisele Silva as ações de conscientização da população paraisense terão continuidade até o encerramento do mês. “Nós estaremos desenvolvendo blitze educativas, panfletagem durante a Vacinação Covid, orientação em empresas e setores da prefeitura, além de fixação de faixas na cidade”, enumera. A Campanha faz parte da Semana de Trânsito, que tem como objetivo orientar sobre a importância de se respeitar às normas de trânsito a fim de diminuir o número de acidentes no Município.

Na abertura da Semana Nacional do Trânsito, foi assinada a Resolução que institui o novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), cuja meta é reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2028 e salvar 86 mil vidas.

Segundo a pasta, os organizadores esperam que os meios de comunicação veiculem e amplifiquem o alcance da mensagem. As ações estão previstas para ter início a partir de 1º de janeiro de 2022. A iniciativa é parte da estratégia formulada pelo governo federal que contempla questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica no trânsito e outros aspectos.

Durante a semana, os Detrans de todo o país realizarão blitze educativas, com foco na divulgação da campanha. Também serão realizados debates sobre segurança de ciclistas, pedestres e condutores. Por conta da pandemia de covid-19, algumas atividades ocorrerão virtualmente e podem ser acompanhadas pelo canal do Ministério da Infraestrutura no YouTube.

Motoristas são orientados durant a realização de blitz educativa
Trabalho de conscientização também ocorre durante a campanha de vacinação na cidade