São Sebastião do Paraíso está próximo de completar neste sábado, 25, duas semanas sem nenhum registro de morte provocado pela Covid-19. O último registro ocorreu no dia 10 de setembro quando o município somou o óbito de número 275, desde o início da pandemia. Este é o maior intervalo sem ocorrência desta natureza apurada nos últimos 18 meses, situação que confirma os efeitos positivos da vacinação, tendo refletido também na queda na quantidade de paraisenses hospitalizados em função da doença.
Conforme levantamento realizado pela reportagem a partir dos números divulgados nos Boletins Epidemiológicos da Prefeitura, desde o início de setembro que os números vêm apresentando tendência de queda. No entanto, alguns indicadores ainda apontam que a situação não está totalmente controlada e que é necessário manter cuidados como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social. Um dos indicadores deste cenário está nas notificações e nos novos casos positivados desde o início do mês.
No período entre os dias 9 e 23 de setembro Paraíso teve 313 notificações de pessoas suspeitas de terem contraído o coronavírus. Também no mesmo intervalo foram registrados 117 casos confirmados de pessoas que testaram positivo para a Covid-19. Em contrapartida, neste período os números apontam para a existência de 103 pessoas que se recuperaram da enfermidade.
A última morte registrada na cidade atribuída ao coronavírus ocorreu no dia 10 de setembro. Com isso Paraíso totalizou 275 óbitos desde o início da pandemia, número que estacionou. Ao longo deste um ano e seis meses é o maior período em que não é registrada morte na população em função da Covid-19, estabilizando as ocorrências.
Se mantiver este índice baixo até o próximo dia 30 o município deverá registrar um dos menores índices de mortalidade provocada pela doença. Desde 1º de setembro foram cinco casos, com média de uma morte a cada cinco dias. Em meados de janeiro em uma das fases mais críticas da doença Paraíso chegou a registrar as mesmas cinco mortes em um só dia.
Influência da vacina
A medida que a vacinação avança junto ao público alvo, começam a surgir indicativos alentadores em relação aos efeitos positivos da imunização contra a pandemia do coronavírus. Apesar de não garantir 100% da imunidade para todas as pessoas que já tomaram as duas doses, a vacinação tem conseguido reduzir consideravelmente os casos graves e, principalmente, as mortes por Covid-19. Outro aspecto positivo neste sentido tem sido a redução das internações com pessoas em quadro grave da doença que também teve queda significativa. Na Santa Casa de Paraíso os indicadores de ocupação da Enfermaria e UTI Covid tem ficado na casa inferior aos 15% desde o início do mês.
Ao comentar sobre a situação da Covid no município o prefeito Marcelo Morais disse que a situação poderia estar mais confortável ainda, não fosse as movimentações com circulação de pessoas no feriado de 7 de setembro. “Continuamos com as notificações e novos casos em alta, não podemos afrouxar, então todo o cuidado é pouco, mesmo avançando com a vacinação”, observa. Ele aponta que a vacina está ajudando na formação deste novo cenário no município. “Vamos continuar vacinando a população para que mais pessoas tenham esta proteção e possamos desta forma diminuir e acabar com a pandemia”, finaliza.