LIBRAS

Santa Casa promove curso de libras para funcionárias

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 25-09-2021 01:39 | 598
Foto: Reprodução

A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso confirmou ter iniciado, em 14 de setembro, o treinamento para um grupo de funcionárias, visando o atendimento na linguagem de libras. A iniciativa do projeto surgiu da equipe do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital devido a considerável quantidade de atendimentos realizados à pacientes com deficiência auditiva. Também na Câmara Municipal está sendo montado um processo de licitação para a realização de curso referente a comunicação por sinais.

A primeira fase do curso realizada na Santa Casa ocorreu há cerca de 10 dias. Colaboradores do hospital receberam treinamento para atendimento na linguagem de sinais. A iniciativa do projeto surgiu da equipe do CDI - Centro de Diagnostico por Imagem, que tem como responsável técnico o médico Renato Ferraz. Ele justificou que a medida foi adotada tendo em vista ao número considerável de atendimentos à pacientes com deficiência auditiva realizada na instituição.

A proposta foi acolhida e apoiada pelos gerentes Guilherme Batista Machado e Fabiana Alvarenga, que organizaram o treinamento com o voluntario Danilo Assunção que compartilhou seus conhecimentos, e as atividades também foram repassadas a profissionais de outros setores. Foi registrada a presença de colaboradores das áreas de recepção, OPME, tesouraria, orçamento, laboratório e Serviço Social.

O objetivo é que seja realizado um trabalho continuo, onde todos os funcionários do hospital tenham preparo e conhecimento em linguagem de sinais. Visa que a Santa Casa possa também ofertar um atendimento humanizado à comunidade surda. Considerado um mês muito especial, a instituição está realizando no período de 23 a 30 de setembro um trabalho para dar maior visibilidade e conscientização às pessoas com deficiência auditiva.

Serão promovidas ações dentro da instituição para que os participantes se tornem multiplicadores para conscientizar sobre a importância de aprender sobre libras, a língua de sinais.

Câmara
Também na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, o presidente Lisandro José Monteiro informa que está sendo realizado um processo de licitação que visa ofertar o curso de libras pelo Legislativo. O processo está em andamento para a contratação das pessoas responsáveis pelo curso.

É intenção dos vereadores a utilização do profissional para as transmissões que são realizadas pela TV Câmara. A iniciativa é promover inclusão para que as pessoas com deficiência auditiva possam saber e ter conhecimento sobre os trabalhos realizados pela Câmara.