SICOOB ARCEBURGO

Polícia investiga assalto ao Sicoob de Arceburgo

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 27-09-2021 14:32 | 1651
Foto: Reprodução

A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar as circunstâncias de um assalto ao Banco do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), em Arceburgo. Na manhã desta segunda-feira,27, a agência foi alvo de bandidos que fizeram reféns a gerente e seus familiares desde a tarde do domingo. O esposo dela foi libertado pouco depois da ação e o carro utilizado para a fuga foi encontrado na zona rural daquele município. O caso é conhecido nos meios policiais como “crime do sapatinho”.

De acordo com informações do delegado regional de São Sebastião do Paraíso, Tiago Bordini, que esteve acompanhando as ações da Polícia Civil neste caso, os bandidos tinham informações privilegiadas sobre a agência, a gerente e seus familiares. Segundo as investigações o crime já vinha sendo arquitetado há algum tempo, com a observação da rotina das vítimas. A ação dos criminosos começou a ser desenvolvida no domingo, 26, quando a gerente foi rendida em sua casa junto com seu marido.

O casal foi feito refém e foram mantidos sob ameaça por pelo menos três homens desde a tarde do domingo. Na madrugada de segunda-feira,27, por volta das duas horas, o esposo da gerente foi levado para um outro local. A bancária foi mantida em casa e por volta das 8h30 de segunda-feira ela foi levada à agência onde os demais funcionários e pessoas que estavam no local foram rendidos. Após pegar todo o dinheiro disponível os bandidos fugiram no carro da vítima.

Pouco depois o marido da gerente foi libertado e pediu socorro, sendo acionada a polícia. O carro da gerente, uma VW Saveiro, de cor branca, também foi localizado, abandonado na zona rural do município. Conforme as primeiras informações apesar das ameaças e do susto vivido pelo casal, ninguém ficou ferido. O valor da quantia levada não foi divulgado pelo banco.

A polícia passou todo o dia realizando diligências por toda a região na tentativa de localizar os assaltantes. De acordo com informações preliminares já existe um direcionamento de onde pode ter tido a origem da ação criminal. Levantamentos estão sendo realizados no sentido de identificar os autores. Segundo apurado, entre dois a três homens que deixaram a prisão na semana passada, por participações em crimes semelhantes são suspeitos de envolvimento no assalto ao Sicoob de Arceburgo.

Em 21 dezembro de 2013 a Polícia Militar interceptou e conseguiu impedir a explosão de caixas eletrônicos na mesma agência do Sicoob, em Arceburgo. Naquela oportunidade houve confronto entre policiais e bandidos, sendo que dois suspeitos envolvidos entre os criminosos foram mortos e três ficaram feridos. A ação envolveu a participação de cerca de 15 bandidos e 27 homens das forças policiais.

Este tipo de ação em que os bandidos miram no seqüestro de bancários e seus familiares para chegar com mais facilidade aos cofres das instituições se tornou bastante comum no início da década dos anos 2000, e chamou a atenção por utilizar um alto nível de profissionalização. Em algumas situações além do emprego de violência, os bandidos chegam a amarrar bombas junto ao corpo das vítimas como forma de ameaça para obterem êxito em seus intentos.