TERAPIAS HOLÍSTICAS

Chakra básico concentra força e realização pessoal

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 06-10-2021 02:19 | 1914
Foto: Reprodução

Temos sete chakras que são os centros energéticos; neles, a consciência ou sabedoria natural da vida percebe e realiza duas funções ao mesmo tempo: representa próprio o órgão, bem como nossas emoções relacionadas ao mesmo. O chakra nos mostra nosso inconsciente em ação. Todos estes centros são distribuídos próximos e ao longo da coluna vertebral. Sua forma se assemelha a uma antena parabólica e sua percepção, a um radar. Percebem o mundo e sofrem o impacto de acontecimentos e pessoas a nossa volta. Também funcionam como verdadeiras usinas de irradiação de energia, emoções e pensamentos.

O 1º chakra é chamado de Chakra da Raiz, Chakra Básico ou Muladhara, localizado na base da coluna vertebral (cóccix). Quando ativado sua cor é vermelho fogo, o vermelho do núcleo mais interno do planeta. Tem como elemento a terra de onde podemos absorver ou enraizar nossa força. Seu princípio básico é fazer o movimento físico aqui e agora, uma relação bem primitiva com a luta ou a fuga para a sobrevivência. No Chakra Básico mora a nossa força vital inesgotável chamada de Kundalini, o ponto central e o canal do sistema circulatório de energias sutis. Tudo que diz respeito à sobrevivência, seja real ou imaginário, circula neste chakra. É ele que dá o sinal sexual de sobrevivência nas questões da continuidade da espécie, reprodução e formação da família. O funcionamento harmônico deste 1º plexo fala da gratidão de tudo que a Terra produz e que está à nossa disposição como alimento, proteção, segurança, afeto, estabilidade, força interior e uma confiança inabalável das realizações de suas metas. O equilíbrio entre o aquietar e o fazer nascem neste vórtice e acaba se desdobrando na sabedoria e aceitação da própria impermanência da vida – morte e renascimento. O funcionamento desarmônico gira em torno de compulsões obsessivas com sexo e bens materiais de forma geral, sem pensar nas consequências. Inclui-se aí também os excessos de prazeres sensuais, esquecendo até de seu próprio bem-estar, com bebidas alcoólicas, drogas e comida.

Contato com a natureza e pés descalços na vegetação ou na areia, auxiliam no alinhamento do chakra. Atividades como a dança e músicas principalmente com instrumentos de percussão auxiliam em sua energia. A meditação é a melhor aliada para o equilíbrio deste chakra. Caso medite com a ajuda de pedras e cristais, a ação do alinhamento se potencializa. Exercícios físicos, de preferência ao ar livre também estabelecem um melhor fluxo de energia, coma alimentos vermelhos e raízes como morangos, maçãs, tomate, beterraba, pimentão vermelho, cenoura, alho e cebola. Contudo, procure sempre um bom profissional para te atender e ajudar a harmonização deste e dos demais chakras.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências