Os chakras são centros energéticos distribuídos pelo corpo. Sua comunicação se dá por canais condutores, chamados Nadis, por onde passa nossa energia vital. De acordo com a terapia holística, os chackras representam nossos "centros magnéticos vitais, que fazem parte da natureza sutil do ser humano", e por isso, exercem tanta influência sobre a saúde e o comportamento. Devido à má alimentação e excesso de preocupações, a maioria das pessoas tem bloqueios e desequilíbrios em seus centros energéticos, podendo acarretar comprometimento físico e até psicológico.
Quando um Chakra fica com pouca energia, nosso corpo faz uma compensação removendo energias dos outros Chakras; isso prejudica nosso desenvolvimento espiritual e gera os altos e baixos em nossas emoções e na saúde física. O equilíbrio é algo simples de fazer, e que, pode melhorar a nossa saúde e ajudar a atingir a paz interior. Uma maneira de identificar e entender os bloqueios dos Chakras é observar seus sinais de desequilíbrio. Cada centro energético tem sinais e vibrações diferentes, que podem indicar o excesso ou falta de energia. Quando começar a reconhecer esses sinais, você saberá identificar com precisão aonde estão os bloqueios e desarmonias.
Para que haja harmonia entre as funções do corpo, é preciso que os chakras estejam alinhados. O equilíbrio de cada ponto vital pode ser trabalhado por meio de diversas técnicas, entre elas, o reiki, a meditação, a terapia com cristais e a cromoterapia. Podemos equilibrá-los sozinhos ou coletivamente; à distância. Tudo vai depender da linha adotada e do tratamento com o qual cada um se identifica. Cada chakra tem sua pedra, cor e mantra, o que facilita o exercício da harmonização. Contudo, sempre procure uma pessoa habilitada para realizar tal procedimento, pois trabalhar com a energia vital é algo que não deve ser realizado por pessoas sem preparo.
Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências