NATAL

Comércio de Paraíso espera crescimento de 20% nas vendas no período de “Natal”

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Comércio | 10-11-2021 10:09 | 1797
Clima natalino já está presente nas vitrines de vários estabelecimentos comerciais de Paraíso
Clima natalino já está presente nas vitrines de vários estabelecimentos comerciais de Paraíso Foto: Roberto Nogueira

Já é Natal em alguns estabelecimentos comerciais do centro de São Sebastião do Paraíso. Faltando cerca de 45 dias para a celebração de uma das datas mais importantes do ano, já é possível deparar com várias lojas onde o clima natalino já se faz presente nas vitrines.

O presidente da Acissp (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso), Ailton Rocha de Sillos confirma o otimismo do setor ao informar que a expectativa de crescimento das vendas deve ser de 20% em comparação com ano anterior. O uso de novas tecnologias, as campanhas e várias outras ações neste sentido continuam na ordem do dia visando fomentar o comércio local.

Quem percorre ruas do centro de Paraíso já percebe uma mudança na decoração do comércio. Já são várias as lojas onde o clima natalino se faz presente nas vitrines e nos estandes. As luzes, as cores, os sons, as formas e até os personagens do Natal podem ser facilmente encontrados enfeitando os estabelecimentos anunciando que uma das épocas mais aguardadas do ano esta chegando.

“É muito bonito de se ver e já estava com saudades deste clima. Espero que agora neste ano o pessoal se anime mais. Vacinamos, a Covid-19 está sendo controlada que seja um fim de ano mais festivo e alegre”, relata a consumidora Juliana Santos que já está de olho nas promoções.

Para quem trabalha no comércio a expectativa é de que as vendas possam realmente ser alavancadas em definitivo. “Aos poucos vem sendo retomadas as vendas, ainda não é igual antes da pandemia, mas espero que vai melhorar mais um pouco”, avalia a vendedora Vanessa Martins. Ela diz que foi contratada há pouco tempo e o resultado das vendas nesta temporada será fundamental para que ela seja mantida no emprego em 2022.

“A economia está um pouco mais apertada, mas nesta época tem o 13º salário e todo mundo dá um jeitinho de fazer suas compras nem que seja uma lembrancinha”, diz.

O presidente da ACISSP, Ailton Rocha de Sillos também está otimista com a retomada e uma possível arrancada no volume de vendas, inclusive com as novas tendências dos mercados. Ele espera um crescimento das vendas e a ampliação do uso das tecnologias como uma importante ferramenta no mundo dos negócios para os empresários locais. “Com o arrefecimento da pandemia todos os municípios do Brasil esperam uma recuperação das vendas no final de ano e Paraíso não é diferente”, observa.

“Acreditamos aqui na associação que será uma forte retomada do comércio paraisense neste período”, analisa Sillos. Existe também uma proposta do prefeito Marcelo Morais de inovar na decoração de natal. “Somos parceiros da Prefeitura na implantação de um Natal de Luz e muito bonito para nossos habitantes e com a crença de que conseguiremos atrair muitos consumidores da região para comprar em nosso comércio”, acrescenta.

A Acissp também está propondo a realização de uma campanha de natal forte. “Teremos de volta o sorteio de um carro zero quilômetro, além da premiação de vitrines e decoração de casas”, comenta.

A Prefeitura está formatando através de sua Assessoria Jurídica um decreto que ai regulamentar o funcionamento do comércio em dezembro, principalmente, nas semanas que antecedem o Natal. Tradicionalmente as lojas são autorizadas a funcionar até as 22 horas nos dias de semana, com período estendidos aos sábados e horários especiais nos domingos.

Além da iluminação características em praças públicas e pontos estratégicos, não estão descartadas a realização de alguns eventos e apresentações, mesmo com as restrições do período de pandemia. A população ainda pode ser surpreendida com o anúncio de algumas atrações que estão sendo formatadas e que ajudarão a movimentar e animar o comércio da cidade nas próximas semanas.

Olho no futuro
Para o presidente da Acissp há otimismo também com a fase de desenvolvimento que se desenha para Paraíso num futuro próximo. “Vamos continuar trabalhando para preparar nossos empresários para os desafios que se descortinam para o futuro com nossas tecnologias, com a implantação e desenvolvimento da tecnologia 5G no país e com o estabelecimento de uma universidade federal em nosso município”, aponta.

Ele enfatiza que são situações que aumentam a demanda e exigem uma diversificação de produtos e serviços para atender as necessidades crescentes atuais e as que serão criadas. “Estamos muito otimistas e focados nessa formação e preparação de nossos empresários”, conclui Ailton Sillos.

Em várias lojas do comércio no centro da cidade já é possível se deparar com as luzes e cores do Natal