Sentar-se próximo de uma pessoa adoentada e acariciar sua mão é um impulso natural, que a maioria das pessoas realizam, contudo, pesquisas afirmam que; além da sensação agradável, o toque na pele pode, de fato, ajudar a aliviar dor; isto porque, os sinais que chegam até o cérebro informando que estamos sendo tocados é capaz de anular os impulsos desencadeados pela dor.
Se um “simples toque” tem esta capacidade, imagine uma massagem terapêutica. Pois, como o nome mesmo diz, por ser terapêutica, a principal ideia é a realização de movimentos que afetam positivamente o organismo, promovendo relaxamento muscular, melhorando a circulação local e o sistema linfático; reduzindo o estresse e criando uma sensação de conforto. Claro que, se possível, pode associar este tratamento relaxante com a aplicação de óleos essenciais. Após a escolha de um veículo carreador, como o óleo de coco ou de semente de uva, ou um creme sem cheiro para massagem corporais, acrescente algumas gotas de óleo essencial. O mais popular e também mais utilizado para aliviar as sensações de stress, é o de lavanda, pois pode ser utilizado para uma série de problemas de saúde, apresentando benefícios no tratamento de dores musculares além da ansiedade. Para aliviar as tensões do dia a dia, como a fadiga e o stress, utilize o alecrim. Já o óleo de camomila, é ótimo para auxiliar nas tensões relacionadas as condições nervosas.
Procure sempre associar a massagem terapêutica com um aroma que lhe possa proporcionar uma sensação de bem-estar. Pois com a vida atarefada, regada de incertezas, estamos constantemente necessitando de momentos que nos deixam felizes, e que nos forneçam uma agradável sensação.
Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências