O deputado federal Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar do Café, na Câmara dos Deputados, fez uma defesa do cafeicultor durante abertura oficial da SIC 2021 – Semana Internacional do Café, no Expominas, em Belo Horizonte, quarta-feira (10).
“Tudo o que a gente fizer pelo produtor de café e da cadeia produtiva como um todo, ainda é pouco diante do que o setor faz pelo nosso Estado de Minas Gerais e pelo Brasil. O café foi um dos produtos que viabilizaram a industrialização do país, e até hoje tem importante participação em nosso PIB, sem falar dos milhões de empregos gerados direta e indiretamente. Somente quem é produtor sabe das dificuldades. Uma hora é a geada, outra hora é a seca, chuva de pedra, preços defasados em relação aos custos de produção. Não é fácil. São diversos municípios que sobrevivem da cafeicultura, portanto nossa defesa do setor se faz mais do que necessária”, disse o deputado em seu pronunciamento.
A SIC- 2021 está em sua 13ª edição sendo um dos maiores eventos relacionados ao ‘negócio café’ em todo o mundo. “Como presidente da Frente do Café nos colocamos à inteira disposição do setor juntamente com a bancada mineira e a Frente Parlamentar da Agropecuária, da qual também somos membro. Parabenizamos os realizadores do evento: FAEMG, Café Editora, SEBRAE o Governo de Minas, e todos os patrocinadores e empresas participantes. Tudo o que vier para agregar valor à nossa cafeicultura, nós somos parceiros”, concluiu Emidinho.