Confirmando decisão já tomada em reunião ocorrida em 8 de setembro, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura realizou duas reuniões nesta semana no Teatro Municipal Sebastião Furlan para tratar das Congadas 2021. Inicialmente decidiu-se que não haverá os tradicionais desfiles dos ternos de Congo e Moçambique no período de 26 a 30 de dezembro. Outra decisão, de agora, é que a solenidade de "Levantamento das Bandeiras" acontecerá de forma discreta sem o batido das caixas, apenas para cumprir o protocolo da parte religiosa.
Na noite de terça-feira, 16, no Teatro Municipal Sebastião Furlan representantes dos ternos e da Prefeitura voltaram se reunir e ficou decidido que o levantamento das bandeiras dos santos padroeiros da Congada será realizada no dia 5 de dezembro, após a missa das 19 horas, na Praça Comendador José Honório. Os ternos vão se apresentar com número reduzido de componentes, sem bater caixa. A decisão de fazer o evento dessa forma foi tomada em conjunto pelos próprios integrantes em virtude da pandemia e para evitar aglomeração.
De 26 a 30 de dezembro acontece apenas a parte religiosa da festa, sem desfiles. Esta medida já havia sido decidida no início de setembro quando ocorreu reunião com dirigentes dos ternos de Congo e Moçambique e representantes da Prefeitura. Optou-se em comum acordo pelo hasteamento das bandeiras e missas. A medida é justificada em função da pandemia que também em 2020 fez com que os festejos também fossem realizados em formato reduzido.
Os representantes não se sentem seguros em colocar os ternos na rua, uma vez que a festa atrai grande número de pessoas na Praça Comendador José Honório (Matriz). Outra questão apontada na reunião foi a situação financeira dos ternos — muitos deles não puderam realizar bingos ou outros eventos para arrecadar recursos, além da falta de tempo hábil para compra de tecidos, confecção de camisas, calças e toda a infraestrutura da festa que, este ano, ficaria a cargo da Prefeitura.
A descida das bandeiras será no dia 31, às 14h. Já em relação às festas das companhias de Folia de Reis, a Vigilância Sanitária passou aos integrantes na tarde desta quarta-feira, 17, os protocolos para que elas possam acontecer de forma segura e com cautela. O uso de máscaras e álcool em gel continua obrigatório e, entre as sugestões está à higienização das bandeiras e a retirada de doces nas casas, fazendas ou barracões em forma de drive-thru.
Em ambos os eventos, se algum integrante estiver com a vacina Covid atrasada, foi orientado que a pessoa atualize o cartão antes de participar dos festejos.