ESPAÇO SAÚDE

10 mitos e verdades sobre pedras nos rins:

Por: Redação | Categoria: Saúde | 24-11-2021 16:43 | 629
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e  Clínica Médica Lucano Clínicas
Dra Leticia de Oliveira Médica Nefrologista e Clínica Médica Lucano Clínicas Foto: Arquivo

Diversos fatores predispõem você a apresentar algum tipo de cálculo renal, desde uma alimentação inadequada até o envelhecimento natural do organismo. Mas, da mesma forma, existem diversas formas de prevenir a pedra nos rins.

1 - Excesso de sal pode provocar pedra nos rins.
Verdade! O excesso de sal favorece a precipitação de cálcio na urina. E não falo só de sal no alimento não, mas de todo sal oculto nos alimentos processados, embutidos, refrigerantes, enlatados, fuja deles.

2 - Urina amarelada ou vermelha é sintoma de pedra nos rins.
Talvez... várias são as causas de urina mais escura e até sangramento. Mas em todas um sinal de alarme. Caso a alteração da cor da urina tenha sido acompanhada de cólica provavelmente é uma pedrinha nos rins se mexendo.

3 - Vitamina C em excesso aumenta a probabilidade de desenvolver pedras nos rins.
Verdade! A vitamina C é benéfica ao organismo, mas precisamos atentar às quantidades. Doses acima da quantidade máxima que o nosso corpo é capaz de absorver ao dia aumenta a precipitação de oxalato e cálcio na urina. Em média essa quantidade máxima gira em torno de 500 mg. Se ligue.

4 - Cálculos renais são mais comuns em idosos.
Mito. Pode acontecer em qualquer faixa etária, até crianças. E inúmeras são suas causas por isso a importância de descobrir o que os causa e tratar para se ver livre das dores e incômodos.

5 - O período de maior incidência de cólicas renais é o verão.
Verdade. Qualquer situação que favoreça a desidratação aumenta chances de crises de dor. No verão devido as altas temperaturas desidratamos mais para evitar as dores, beba mais água, ou líquidos em geral, quanto mais naturais melhor.

6 - Reduzir o consumo de cálcio protege de formar cálculos.
Mito! Exatamente ao contrário, precisa ingerir quantidades adequadas de cálcio mesmo quem tem pedras devido excesso de cálcio na urina. Quando ingerimos menos cálcio mais o organismo retira do osso e elimina na urina.

7 - Cálculo renal pode ser sintoma de doenças graves.
Nem sempre. Inúmeras são as causas, desde uso de medicações que precipitam as pedras, alteração de metabolismo urinário ou doenças mais graves intestinais ou renais. E como saber..? Consulte um especialista. Maaaas sem pânico o mais importante e descobrir a causa e tratá la.

8 - Bebida alcoólica aumenta as chances de se ter pedra nos rins.
Depende.. Bebida alcoólica em excesso além de desidratar pode favorecer o aumento de ácido úrico e se essa for a causa de suas pedras nos rins, elas irão aumentar..

Mas, ao mesmo tempo não há um vilão isolado, culpar apenas a bebida alcoólica é um erro. Tudo em excesso é prejudicial. Então, caso o consumo seja moderado e esporádico está liberado. Não esqueça de beber água junto.

9 -  Tomar bastante água evita a formação de pedras.
Verdadissima! A água solubiliza a urina, já percebeu que quanto mais água se bebe mais clara a urina? O segredo é esse. A urina menos concentrada protege do aumento das pedras já existentes e da formação de novas.

10 - Uma mesma pessoa pode ter pedra nos rins mais de uma vez.
Triste verdade. Mais uma vez, dependendo da causa, em sua grande maioria as pedras e as cólicas podem voltar sim. Por isso a importância de descobrir a causa e tratar.

Se cuidem, visitem regularmente seu médico de confiança e lembrem que sempre a prevenção é a melhor escolha.

Dra Leticia de Oliveira - Nefrologia e Clínica Médica
Atendimentos presenciais, telemedicina, visitas domiciliares e MAPA 24 h.

Redes sociais:
@draleticianefro (Instagram)
Dra Leticia de Oliveira Nefrologia e Clínica Médica (Facebook)

Lucano Clínicas
Rua Tenente José Joaquim, 555 - Centro - São Sebastião do Paraíso-Minas Gerais

Telefones:
(35) 35312607, 3531-4723, 99962-8084