SANTA CASA

Heliponto na Santa Casa de Paraíso agilizará atendimento de pacientes

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 08-12-2021 12:06 | 1117
Por vezes aeronave do BOA usa estádio 1º de Maio para transporte de pacientes que vão para Santa Casa
Por vezes aeronave do BOA usa estádio 1º de Maio para transporte de pacientes que vão para Santa Casa Foto: Arquivo Jornal do Sudoeste

A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso já está com o projeto em andamento para a construção de um heliponto dentro das instalações da instituição. Neste sentido foi publicada no Diário Oficial da União uma Portaria em que consta o Plano Básico de Zona de Proteção para o hospital. A iniciativa visa favorecer e agilizar as transferências de pacientes de diversos locais que são transportadas por helicópteros.

A Portaria nº 771 foi assinada em 22 de novembro pelo diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica, Alessander de Andrade Santoro e publicada no Diário Oficial da União em 2 de dezembro. A medida menciona o Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) para o Heliponto Santa Casa, em São Sebastião do Paraíso.

O plano básico é composto por superfícies, onde se localizam os locais de aproximação e decolagem, horizontais, cônicas e de voo, que regularizam os gabaritos dos objetos projetados no espaço aéreo (OPEA) referente a construção desses nessas áreas. Trata-se de uma exigência da legislação referente ao mapeamento da área e aponta restrições para as edificações que ocupam ou podem ocupar áreas próximas e no entorno do hospital. Conforme a Portaria 957 GC3 do Comando de Aeronáutica existem diversos tipos de planos básicos que se dividem em categorias específicas.

A construção do heliponto dentro das instalações do hospital é uma das obras previstas dentro do plano de expansão da Santa Casa. O projeto já foi apresentado em Brasília, pelo provedor Fernando Montans Alvarenga. O assunto foi tema de conversa dele com deputados que compõem a bancada mineira no Congresso Nacional, em trabalho conjunto com a equipe de captação de recursos para a instituição.

Com esta obra a Santa Casa pretende agilizar a transferência de pacientes da microrregião, macrorregião e também daqueles que são inseridos no Sistema CNRAC (nível nacional) e são atendidos no hospital. Com freqüência são registrados em Paraíso a presença do Helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, pertencente ao BOA (Batalhão de Operações Aéreas) transportando pessoas para atendimento na Santa Casa.

Por vezes as aterrissagens acontecem no gramado do estádio Dr. Joaquim Ferreira Gonçalves, o 1º de Maio, que fica a cerca de 500 metros da entrada do hospital. Quando assim, o término do transporte é feito por ambulâncias.