PRESÍDIO

Jovem foge do presídio em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 13-12-2021 10:06 | 1853
Ryan Aparecido Rodrigues está foragido e sendo procurado pela polícia desde domingo
Ryan Aparecido Rodrigues está foragido e sendo procurado pela polícia desde domingo Foto: Divulgação

A polícia continua em busca de Ryan Aparecido Rodrigues, 19, que fugiu do presídio em São Sebastião do Paraíso. Ele deixou a unidade no meio da tarde de domingo,12, durante uma chuva período em que houve queda de energia no local. Uma sindicância foi instaurada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Segundo informações a fuga aconteceu durante o período da tarde quando ocorreu uma forte chuva naquela região da cidade. Por volta das 14 horas também foi registrada uma queda de energia. Informações preliminares dão conta de que o jovem teria rasgado a tela de proteção da cela onde estaria recluso, tendo conseguido empreender fuga pelo teto quando conseguiu acessar a área externa do presídio. Não há informações sobre o sistema de alarmes e monitoramento por câmeras no local.

De acordo com informações do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), a fuga foi detectada de imediato e a direção da unidade prisional acionou a Polícia Militar para a realização de varreduras na região. Foi lavrado um registro de eventos de Defesa Social (Reds) e instaurado procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido. Até o início da manhã desta segunda-feira,13, não havia informações sobre o destino do fugitivo.

Esta é a segunda fuga registrada no presidio de Paraíso neste ano. Em 30 de maio foi registrada uma fuga de 20 internos da unidade. O grupo teria estourado o cadeado da cela e ganhado a área externa tendo em seguida pulado o muro. Depois de várias semanas de buscas intensas pelo menos 16 dos fugitivos foram recuperados e reconduzidos ao local.

Também em novembro a Secretaria de Segurança Pública confirmou a transferência de 28 detentas da unidade. Elas foram levadas para o presídio feminino de Botelhos (MG). A mudança foi justificada como forma de aliviar as instalações em Paraíso que estava com superlotação.