TEATRO

‘Maria Engomada’ vai ser encenada na programação do “Natal da Fonte”

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cultura | 17-12-2021 09:50 | 1895
Kayho Rodrigues e Kátia Mumic dirigem o espetáculo teatral que será apresentado na noite de domingo na Fonte
Kayho Rodrigues e Kátia Mumic dirigem o espetáculo teatral que será apresentado na noite de domingo na Fonte Foto: Divulgação

Nos 200 anos de São Sebastião do Paraíso, a Oficina de Artes Cênicas Sebastião Furlan apresenta a versão teatral sobre lenda do folclore paraisense: Maria Engomada. Com direção de Kayho Rodrigues e Kátia Mumic a peça é escrita por Bruno Pessoni, livremente baseado na obra “A lenda da Maria Engomada”, de Reynaldo Formággio.

A apresentação será neste domingo, dia 19 de dezembro as 19h30 na praça Comendador João Alves (Fonte). O evento faz parte da programação do “Natal da Fonte” promovido pela prefeitura.

Conforme o enredo, quando Maria Rosa, gentil donzela de 18 anos, filha de uma viúva da classe média, moradora lá pelos lados da rua Tiradentes, trocou um olhar com o jovem artista do circo, o magico José Reinaldo, ficou apaixonada. Paixão à primeira vista. Apesar da oposição de sua mãe e da rigidez própria daquela época, Maria encontrou-se com o namorado diversas vezes.

Reinaldo pediu a mão da moça em casamento, sendo aceito, em princípio com certa relutância por parte da futura sogra, dado à condição de ser ele artista nômade. Mas a teimosia de Maria venceu. No dia combinado para o casório, ele não compareceu. O final, só indo assistir à peça para conferir.

A apresentação é livre para todos os amantes da arte teatral. O elenco é composto por 16 atores. Conforme o diretor Kayho Rodrigues, a expectativa é a mais positiva possível. “Depois de dois anos sem apresentações presenciais, estamos de volta com o teatro ao vivo e para todos. Trabalhamos muito e queremos que esta volta seja marcante, afinal nosso público merece o melhor. Estamos todos com saudade do palco e com mais saudade ainda de sentir a presença do público”, comenta.

Em São Sebastião do Paraíso do Paraíso desde 1994, a Oficina de Artes Cênicas Sebastião Furlan, tem como objetivo produzir espetáculos teatrais e promover a cultura e a arte da cidade. Desde a fundação a Oficina já encenou mais de 50 espetáculos.