AUDIENCIA PUBLICA

Câmara de São Tomás debate temas relacionados aos produtores rurais

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 17-12-2021 17:03 | 867
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de São Tomás de Aquino em parceria com a Prefeitura realizou no dia 2 de dezembro Audiência Pública para o debate de assuntos relacionados aos produtores rurais. "Foi um momento inédito e histórico, quando pela primeira vez fizemos este encontro direcionado ao setor produtivo rural e que tivemos em pauta questões muito importantes para a nossa comunidade", avaliou o presidente do Legislativo, André Carvalho.

O encontro realizado no plenário da Câmara teve a presença de dezenas de produtores rurais do município. Além dos vereadores também estiveram presentes o prefeito Daniel Ferreira da Silva, o secretário de Meio Ambiente, Rodolfo Carvalho, além de vários convidados, como representantes da usina de Batatais e do Banco do Brasil.

O coordenador do escritório regional da Emater, em Guaxupé, Leonel Sátira de Lima, foi o responsável pelas explanações. "Esta é a primeira vez que realizamos um trabalho voltado exclusivamente aos produtores, que compareceram em grande número e de forma satisfatória para nós organizadores", disse o presidente da Câmara.

Foram feitas explanações referentes aos temas conservação de nascentes, manutenção e conservação de estradas, além de perfuração de poços artesianos. "Foram apresentadas várias propostas, tivemos a participação ativa dos nossos produtores com sugestões, dicas e as dúvidas foram esclarecidas", ressalta André Carvalho. Ele enfatizou que após a audiência surgirão outras ações como a vista a Extrema (MG) onde os vereadores conheceram um projeto de conservação de águas que poderá ser implantado no município.

O coordenador regional da Emater destacou que a preservação das nascentes pode garantir a continuação da produção das propriedades rurais, principalmente em épocas de estiagem. "Muitos produtores sofrem com secas rigorosas, que acabam impactando na produção. Com as nascentes protegidas, é possível solucionar esse problema de uma forma sustentável, econômica e perfeitamente viável", citou.

Leonel Sátira disse na abordagem que as estradas rurais bem conservadas são fundamentais para o trânsito de pessoas e para o escoamento das mercadorias. Se não estiverem em bom estado de conservação, são prejuízo certo para os produtores rurais.

Ele também falou sobre perfuração de poços artesianos. A iniciativa é considerada uma ótima opção para os agricultores. A de acabarem com os problemas de estiagem e racionamento também garantem água de qualidade, fornecimento contínuo de água e economia, destacou.

Ainda foi anunciado na Audiência Pública que já está sendo elaborada a minuta de um projeto que prevê a formação de mudas de árvores pela Prefeitura. Com apoio da Câmara, o material produzido deverá ser doado aos produtores para incentivo ao reflorestamento de áreas na zona rural.

O prefeito Daniel Ferreira antecipou que em 2.022 pretende fazer a aquisição de um caminhão pipa que ajudará no trabalho de conservação de estradas e ajudará na execução de outros serviços para a comunidade.