APC

A CHUVA chegando

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 12-01-2022 19:22 | 3076
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Arquivo

Impressionante! É bonito demais a imagem da chuva se aproximando, geralmente de alguma serra. Eu costumo apreciar daqui onde moro vindo da Serra de Ibituruna, ali entre São Pedro da União e Bom Jesus da Penha. Primeiro o cheiro, sim cheiro de chuva, um ventinho, escuridão e lá vem ela vagarosamente, dá tempo de ajeitar as coisas...

O barulho característico de chuva chegando. Nem as agências de pesquisas oceânicas e atmosféricas anunciam com suas previsões, até mesmo adiantadas, esta rara beleza. Vejo a chuva chegando, sem avisar, de uma hora para outra, de mancinho, sem aquelas tempestades, com raios e trovões.

Não gosto. É um sentimento sentido ao vivo e em preto e branco, na hora, porque passa logo e aí fica tudo igual a uma chuva comum. Às vezes, ela nem chega onde estamos. Fica no caminho ou desvia para outro norte. Um show nos céus e para meus olhos que contemplam da varanda da minha casa.

Você já apreciou este fenômeno? Mente não! Se não viu, veja. Cidades como as nossas do interior e aqui em Jacuí, tudo a ver com isto. Fácil apreciar estas preciosidades. “Se meus olhos fossem câmeras cinematográficas eu não veria chuvas chegando, quando muito as filmaria em vídeos. Mas meus olhos são feitos de retinas, não de lentes, e neles cabem todas as chuvas” e, principalmente estas chegando, desde o esbranquiçar lá na serra.

Os serviços de previsão do tempo, como o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia acertam muito atualmente, mas prefiro ficar na expectativa da inesperada chuva chegando, e eu assistindo, claro. 

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG – e-mail: fmjor31@gmail.com