Depois de praticamente sete anos de iniciada e abandonada a obra da construção da Unidade de Saúde da Família no bairro Jardim Rosentina de Figueiredo será retomada. O prefeito Marcelo Morais confirmou ao Jornal do Sudoeste que um novo processo de licitação será aberto em fevereiro para término da construção. Foi necessário refazer o projeto e também alocar recursos no orçamento municipal deste ano para garantir a execução dos trabalhos, informou.
A obra foi iniciada em 2015, com investimento inicial de R$ 657.176,21. A Unidade Básica de Saúde Olívia Candiani Bérgamo está projetada para atender aos moradores dos bairros Vila Mariana, Rosentina, Paraíso do Bosque e adjacências. A princípio a expectativa era de que a conclusão dos trabalhos acontecesse entre 180 a 200 dias. No entanto, o projeto atravessou duas administrações sem sair do papel, tendo a parte edificada ficando abandonada, sendo o espaço adotado por andarilhos e usuários de drogas.
No histórico da construção consta que a UBS será localizada na Rua E, nº 125, no bairro Rosentina de Figueiredo, posteriormente denominada de Rua Mariuza Alves de Oliveira Silva. Atualmente, o atendimento à população da região é feito em um imóvel alugado pela Prefeitura situado na Rua dos Antunes. Conforme informações do projeto inicial o novo espaço terá uma área de 302,65 m². Entre as novas instalações consta sala de recepção, de enfermagem, consultório médico, sanitários, refeitório entre outras repartições.
Um desencontro em relação a execução dos trabalhos e o pagamento dos serviços realizados fez com que as obras fossem paralisadas. A empresa Mary Construtora e Empreendimentos Imobiliários Ltda foi a vencedora da licitação na época e foi que executou os serviços iniciais antes da paralisação das atividades. A obra era realizada com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com contra-partida da Prefeitura.
Ao Jornal do Sudoeste, Marcelo Morais disse que "foi preciso refazer a parte hidráulica e estrutural do projeto, nós já alocamos a ficha para o Orçamento Municipal de 2.022 e o processo licitatório será feito agora em fevereiro", disse.
Afirmou ainda que pretende agilizar o mais breve possível. "Queremos finalizar esta obra que ficou abandonada há anos no Rosentina para que possamos dar mais dignidade no atendimento à população e para a prestação de serviços dos nossos servidores", completou.
O edital de licitação para o complemento das obras deverá ser publicado nas próximas semanas.