São Sebastião do Paraíso registrou na segunda-feira, 17, o primeiro óbito do ano de 2.022 motivado por complicações da covid-19. Trata-se de um idoso de 92 anos, a 285ª vítima da doença desde o início da pandemia em março de 2.020. Também no boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura no início da semana foram registrados 90 novos casos confirmados da doença no município. Outro indicador divulgado refere-se a taxa de hospitalização, onde 14 dos 15 leitos disponíveis na Enfermaria da Santa Casa estava sendo utilizados e na UTI covid a ocupação é de 70% da capacidade instalada.
Há 38 dias que o município estava sem registrar um óbito por covid-19. O caso anterior foi registrado em 11 de dezembro de 2021 e foi o último falecimento do ano registrado em função de complicações da covid-19. Com isso Paraíso fechou o ano passado com 234 óbitos registrados em 12 meses, contra 50 apurados em 2021, casos confirmados no período de abril a dezembro de 2.021.
Desde a segunda metade do ano passado e com o avanço do processo de vacinação a cidade vem experimentando uma considerável desaceleração na quantidade de mortes provocadas pela doença. Até o início de dezembro último, também ocorreu uma sensível redução dos casos de infecção revertida a partir da segunda quinzena daquele mês. Este quadro segue em evolução principalmente agora no início do ano com o surgimento da variante Ômicron e do surto gripal registrado em todo o país.
Em relação ao período atual passaram-se 17 dias para o registro do primeiro óbito do mês e também do ano, por covid. Em 2021, no mesmo intervalo de 17 dias Paraíso enfrentava um de seus piores momentos em relação a pandemia com praticamente uma morte por dia. Naquele ano entre o dia 1º a 17 de janeiro foram registrados 16 falecimentos por coronavírus na cidade. Também naquele tempo o município registrava 100% de ocupação da UTI covid com todos os 20 leitos disponíveis sendo utilizados. Os números de internação referem-se a pacientes que recebem tratamento pelo Sistema Único de Saúde.
Agora deste ano e na segunda-feira, 17, São Sebastião do Paraíso soma mais de 25 mil notificações registradas em 20 meses de pandemia. Somente neste dia 197 registros com 90 casos confirmados. Com mais um óbito, agora já são 285 falecidos confirmados com laudo laboratorial, sendo 64 casos de mortes descartadas. Eram 420 mantidos em isolamento domiciliar, além de 1.406 monitorados e 7.315 recuperados.
Na Santa Casa a taxa de ocupação na Enfermaria covid/SUS era de 93,33%. Dos 14 leitos ocupados, sete são pacientes locais e outros sete oriundos de cidades da microrregião. Havia apenas uma vaga liberada para nova internação. Já na UTI covid/SUS sete dos 10 leitos estavam sendo utilizados com quatro pacientes de outras cidades e três do município.