CSU I

Usuários do Centro Social Urbano I, renovam pedido para recuperação daquele espaço

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 22-01-2022 21:34 | 1500
Não é de hoje, que a piscina e os banheiros do CSU l, estão em estado lastimável de conservação
Não é de hoje, que a piscina e os banheiros do CSU l, estão em estado lastimável de conservação Foto: Divulgação

Sábado passado (15/1) o JS publicou matéria informando que a “Prefeitura vai retomar a construção de UBS no bairro Jardim Rosentina”. Esta necessária obra de Unidade Básica de Saúde está paralisada e abandonada por volta de sete anos. Conforme anunciado pelo prefeito Marcelo Morais, no próximo mês de fevereiro a Prefeitura vai retornar a construção para o término desta obra, que quando estiver em atividade vai beneficiar moradores dos bairros Jardim Rosentina l e ll e mais diversos bairros das proximidades da UBS.

Parabéns, senhor prefeito pela ótima e bela iniciativa.  Por falar em obras paralisadas e abandonadas, novamente usuários do Centro Social Urbano I, localizado na Av. Oliveira Rezende, ao lado do Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, procuraram o JS para reclamarem do estado calamitoso em que se encontram os banheiros tanto da ala feminina e masculino e também o total abandono em que está a piscina.

Esta grandiosa e importante obra poliesportiva e de cunho social foi construída na primeira gestão do saudoso prefeito Waldir Marcolini. No local funcionavam maravilhosamente, o ginásio coberto poliesportivo, quadra aberta poliesportiva, campo de futebol canindé, área coberta com pista para a prática de jogos de bocha e malha.

A piscina funcionava a todo vapor, havia um posto médico que atendia a população de vários bairros nas adjacências do CSU. Para nadar na piscina tinha que passar por exames médicos, e aprovados tinham gratuitamente carteira de autorização para poder usar a piscina. Tinha uma ótima lanchonete que funcionava dentro de um vagão de trem de ferro da extinta Companhia de Estrada de Ferro São Paulo e Minas. Realmente era um local excelente para a prática esportiva, lazer e que era frequentado por todas as camadas sociais de São Sebastião do Paraiso, e principalmente tinha a finalidade social de tirar a criançada de poder aquisitivo mais baixo das ruas, que tinham um local seguro para frequentar e aprendendo só a prática de coisas boas.

Para mim, foi um crime e um pecado, prefeitos anteriores abandonarem o CSU. Atualmente os banheiros do ginásio coberto estão todos danificados, os pisos tanto da ala feminina e masculina estão todos danificados, não tem água, não tem mais chuveiros e os pisos dos banheiros estão novamente fedorentos e fezes humanas pra todo lado.

Dá pena e revolta ver como está precário o estado de conservação daquele centro esportivo, social e de lazer, disse um dos antigos frequentador do CSU.

Realmente os reclamantes estão cobertos de razão, porque antigamente a população de baixa renda tinha dois locais excelentes para a prática esportiva e de lazer que foi o CSU l e a Praça de Esportes Castelo Branco que atualmente está toda destruída e não se sabe quando será reativada. Nesses dois locais infelizmente faz valer um ditado antigo que é dito pelos paraisenses: (“A Cidade do que já teve”).