LUTO

Paraíso registra quinta morte provocada por covid-19 no intervalo de cinco dias

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 21-01-2022 18:40 | 355
Foto: Reprodução

São Sebastião do Paraíso registrou na sexta-feira, 21, o quinto caso na semana de pessoa falecida vítima de complicações da covid-19. Até o domingo,16, o município vinha de 37 dias sem ocorrência de morte por esta causa, mas, no intervalo de cinco dias entre 17 e 21 de janeiro voltou a bater recorde de mortes relembrando o momento crítico vivenciado em igual período do ano passado.

A quinta morte deste ano ocasionada por coronavírus teve como vítima um homem de 80 anos. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal da Saudade, às 17 horas de sexta-feira,21. A reportagem não teve acesso a informação se a vítima possuía comorbidades ou se fora vacinada ou não.

Na segunda-feira,17, foi registrada a primeira morte do ano motivada por covid-19 na cidade. Em seguida, na terça-feira,18, aconteceu o segundo caso. Já na quarta-feira,19, conforme antecipou o Jornal do Sudoeste em sua edição eletrônica, o Boletim Epidemiológico que em São Sebastião do Paraíso só é divulgado após às 19 horas, trouxe a informação sobre a ocorrência de mais dois óbitos por covid. Na quinta-feira, 20, a Prefeitura não divulgou o boletim, possivelmente, em função do feriado.

Com a elevação deste tipo de ocorrência a cidade voltou a viver um clima de luto entre as famílias das vítimas e seus entes queridos. O protocolo da covid-19 para os sepultamentos de vítimas desta doença continua sendo mantido. O corpo entra no cemitério pelo portão lateral, em frente ao Albergue Noturno, local onde os familiares se concentram para as últimas despedidas. Não é permitida a entrada de pessoas no cemitério no momento do sepultamento, além dos coveiros e funcionários das funerárias, devidamente paramentados preventivamente, para evitar o contágio. 

 Com a última ocorrência, São Sebastião do Paraíso agora soma 289 falecimentos de pessoas em função da covid, desde o início da pandemia. O primeiro caso ocorreu em 16 de abril de 2020. Naquele ano a cidade contabilizou 50 mortes em função da doença. Já em 31 de dezembro de 2021, a quantidade de falecidos vítimas de coronavírus era de 284 pessoas, além de 64 casos que foram descartados através da realização de exames laboratoriais.  

REGIÃO
A Prefeitura de Itamogi liberou boletim epidemiológico às 16 horas de sexta-feira, 21. O balanço apresenta o registro de 73 notificações e 52 casos confirmados. Uma pessoa estava internada, 56 pessoas recuperadas, além de 66 que aguardavam realização de teste. Mais cedo a Prefeitura da cidade já havia divulgado outro resumo referente aos números da semana.

O informe destaca que no período entre 17 a 21 de janeiro o município teve 253 pessoas confirmadas, 463 notificadas, 181 recuperadas e 223 que tiveram exames negativos. O alerta anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção para o aumento dos casos de covid em crianças na região. Em uma semana aumentou de 27, na faixa de 1 a 9 anos, além de 15, com idades entre 10 a 19 anos.

Em Jacuí, boletim divulgado pela Prefeitura aponta para ocorrência de 19 novos casos confirmados na sexta-feira, 21. Os casos notificados somam 2.192, enquanto que 100 pessoas são mantidas em isolamento, com diagnóstico positivo e 26 em investigação. As internações são duas; enquanto que desde o início da pandemia foram registrados no município 40 óbitos.

Em Guaxupé o boletim epidemiológico foi divulgado pouco antes das 18 horas. Foram registrados 167 novos casos de covid-19 com sintomas gripais. Desde março de 2020 o município contabiliza 9.448 ocorrências. Neste dia foram registradas a soma de 2.046 em quarentena, sendo oito internadas e as demais mantidas em isolamento domiciliar. Guaxupé totaliza 160 óbitos por covid.

As 18 horas a Prefeitura de Passos divulgou boletim sobre a covid na cidade. O documento informa a existência na sexta-feira, de 751 notificações, 17 hospitalizados com internação até as 16 horas. Foi confirmado mais um óbito, elevando o total para 326 casos desde o início da pandemia. Sete pacientes aguardavam na Unidade de Pronto Atendimento para serem hospitalizados.