ATENDIMENTO

Posto de Puericultura é fechado em função de servidores terem covid-19

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 25-01-2022 16:56 | 2818
Foto: Jornal do Sudoeste

O Posto de Puericultura, no centro de São Sebastião do Paraíso, prédio que também abriga a Unidade de Saúde da Família Dr. Arley Preto Gomes, é a primeira a ser fechada em virtude da contaminação e afastamento de funcionários em função da covid-19. O comunicado foi feito seis horas depois do prefeito Marcelo Morais ter anunciado a possibilidade dos fechamentos ocorrerem em outros postos de atendimentos. Ele adiantou que não descarta a possibilidade de centralizar o serviço de atendimento à população na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Centro Covid Municipal.

O comunicado do fechamento do Posto de Puericultura foi divulgado nas redes sociais da Prefeitura. “A Prefeitura de Paraíso informa que, devido ao afastamento de servidores, o Posto de Puericultura não realizará atendimento ao público a partir da tarde de hoje (terça-feira), dia 25. Retornaremos na quinta-feira, dia 27”, diz a nota publicada no Instagram.

Desde a segunda-feira, 24, que a Prefeitura vinha trabalhando com esta possibilidade devido ao crescente número de contaminações. Segundo o prefeito Marcelo Morais esta situação já estava prejudicando o trabalho de vacinação que vem atuando com número reduzido de funcionários. “As meninas estão exaustas e ainda temos tido vários pedidos de afastamento, por isso conto com a compreensão de todos”, declarou no início da semana.

No período da noite ele voltou a abordar o assunto covid quando defendeu a vacinação e citou dados do quadro municipal referente a doença. “Aumentou o número de casos positivos, sem necessidade de hospitalização, em comparação ao quadro que tínhamos nesta mesma época no ano passado”, disse. Ele mencionou que dos cinco últimos óbitos registrados, dois são de casos de pessoas que não se vacinaram.

"Tivemos quatro funcionárias afastadas, temos oito com suspeitas de covid”, antecipava. Na ocasião chegou a citar que se o vice-prefeito Daniel Thales poderia ir para a linha de frente do atendimento como forma de ajudar a amenizar o quadro de servidores em defasagem devido as frequentes  contaminações de médicos  e enfermeiras.  

Na manhã de terça-feira, 25, novamente Morais alertou sobre a possibilidade de fechamento de unidades de saúde. Ele mencionou os casos da USF instaladas os bairros São Judas, Verona, Asilo e CAIC 3. O funcionamento nestes locais estava ocorrendo em forma de rodízio, coma abertura em meio dia para cada.