APC

O TEMPO PASSA diferente

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 26-01-2022 12:08 | 753
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Arquivo

E depressa. É por isso que dizem que o tempo voa, e ultimamente tem voado diferente. Às vezes nem percebemos, mas o tempo muda, é diferente de outros tempos e é implacável. Diferentemente do futebol: ganhamos ou perdemos, nunca empatamos. Celebremos, então, as vitórias e tomemos como aprendizado as derrotas.

Conforme a Teoria da Relatividade, espaço e tempo, na verdade, são faces da mesma moeda. E o jeito que o tempo passa para você pode ser diferente do jeito que ele passa para mim. É a idéia mais brilhante de todos os tempos e certamente uma das menos compreendidas.

O genial físico alemão Albert Einstein, em 1905, afirmou que o tempo e o espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados. A ideia é sofisticada e a principal sacada é enxergar o tempo como uma espécie de caminho que somos obrigados a trilhar. Assim, mesmo que você esteja parado e lendo isso aqui, você ainda está se movendo no tempo. Afinal, os segundos estão passando, como um trem que corre para o futuro em um ritmo constante.

O que Einstein constatou de surreal é que esse “trem do tempo” pode ser acelerado ou freado: passar mais rápido para uns e mais devagar para outros. E, que para fazer o tempo andar mais devagar, basta se movimentar. Depende de nós. Depois do Einstein, não me atrevo escrever mais nada! 

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG – e-mail: fmjor31@gmail.com