A Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Planejamento Urbano de São Sebastião do Paraíso está realizando trabalho de manutenção das estradas rurais no município. Com chuvas intensas das últimas semanas vários trechos foram danificados e tem prejudicado o trânsito em diversos setores. O prefeito Marcelo Morais confirmou ao Jornal do Sudoeste que está sendo iniciado um processo de licitação para a aquisição de novas máquinas para o atendimento as demandas do setor.
Desde o início do ano que funcionários da Secretaria de Obras da Prefeitura tem intensificado as ações desenvolvidas em relação a manutenção das estradas rurais. Não fossem os reparos feitos ao longo de 2021, na atualidade com as fortes e intensas chuvas ocorridas, a situação estaria bem mais difícil. “Mesmo com a situação do maquinário que assumimos bastante danificado e sucateado, conseguimos fazer o conserto de algumas máquinas e fizemos o trabalho de melhoramento em muitas vias rurais”, observa o prefeito.
Ele destaca que o município temi mais 1.200 quilômetros de extensão em estradas rurais o que demanda atenção e dedicação para manter tudo conservado. Reconhece que são por estas vias que ocorrem a produção agrícola cultivada no município. É também o caminho para se chegar as propriedades, em cidades vizinhas e onde acontecem as ligações entre as mais diversas regiões do entorno de Paraíso.
Há cerca de 20 dias um forte temporal causou estragos na estrada que dá acesso ao Condomínio Cachoeira e faz ligação com a comunidade de Peixotos e as cidades de Capetinga e Cássia, derivando para outros destinos. Além de quedas de árvores, também ocorreram áreas de encravadouro, tendo o trecho de ser fechado para a realização dos reparos. “Foi um trabalho árduo e os nossos servidores trabalharam até mais de meia noite para liberar a estrada”, contou o prefeito.
Como as chuvas prosseguem intensas, em um curto espaço de tempo, os danos se tornaram aparentes em vários trechos. Na quarta-feira, 2, a Prefeitura anunciou que está realizando uma força tarefa para realizar a manutenção de pontos críticos. Nas estradas para a Queimada Velha e Morro Vermelho, devido às fortes precipitações dos últimos dias a situação chegou a ficar crítica em alguns trechos. Estão sendo cascalhados pontos de encravadouros para evitar transtornos aos usuários dessas estradas.
A manutenção do trecho foi iniciada na quarta-feira, dia 2 de fevereiro. Entre as obras a serem realizadas consta a reforma da ponte de madeira na estrada Morro Vermelho, que desmoronou em decorrência de forte chuva no local. O serviço será dividido em duas etapas sendo a primeira, inicialmente, para liberar o tráfego de veículos, e a segunda na época da seca junto a manutenção da estrada.
Estão surgindo outras demandas para que o atendimento emergencial seja feito. A solicitação da Prefeitura é para que qualquer demanda referente à manutenção de estradas seja repassada às equipes para que se possa buscar a melhor solução via e-ouve: www.eouve.com.br ou nos canais oficiais da Prefeitura no Instagram ou Facebook.
“Pegamos o maquinário sucateado e é um problema muito grande, pois, que quebra a toda hora. As estradas estavam abandonadas e temos uma malha muito extensa”, justifica o prefeito. “Revitalizamos a estrada dos Marques, por exemplo, e no momento em que começaríamos a estrada para o Morro Vermelho ocorreram chuvas intensas prejudicando os trabalhos”. Segundo Marcelo o volume de chuvas foi um dos mais intensos dos últimos 10 anos.
A expectativa segundo o prefeito é que com a aquisição de maquinário novo o setor possa receber uma melhor atenção com resultados mais eficientes. “Vai ser publicada a licitação para a compra de duas motoniveladoras, duas pás carregadeiras, duas retro carregadeiras e um trator com todos os implementos”, enumera.
Marcelo Morais acredita que desta forma terá condições de fazer um trabalho mais efetivo. “Queremos fazer um trabalho de recuperação da forma que fizemos na estrada dos Marques, em todas as outras vias do nosso município”, completa.
Na sexta-feira a Prefeitura informou que solucionou alguns problemas em pontos de encravadouros nas regiões da Queimada Velha, Água Limpa, Morro Vermelho e Guardinha via Morro Alto. Também foi divulgado o início do mesmo trabalho na estrada Braghini - sentido Laranjeiras. Da mesma forma as máquinas estarão trabalhando por estes dias atendendo reivindicações para a região da Antinha e Guardinha - sentido Ponte Alta, salientou o prefeito.