CURTAS EDIÇÃO 2583

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 09-02-2022 09:00 | 2606
Foto: Reprodução

Lâmpadas de LED
Vereador José Luiz das Graças (Mercado Érika), indicou ao prefeito Marcelo Morais que gradativamente implante iluminação com lâmpadas LED de alta potência no município, iniciando por quarteirões nas imediações de praças. Assim, além de garantir economia, também evitará que praças sejam usadas por usuários de entorpecentes durante a noite, e sejam mais seguras para pessoas em busca de lazer. Sugeriu, também que a Prefeitura “disponibilize kit uniforme para alunos da rede pública”. Uniforme conforme justifica, significa segurança na identificação do aluno, conforto para os pais, e traz igualdade a todos estudantes.

Sem resposta
O Sempre, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e Sudoeste, reiterou o envio de ofício a Câmara Municipal, contestando a eleição do vice-prefeito Daniel Thales para a diretoria do INPAR, que é o instituto de previdência dos servidores. O presidente da casa, Lisandro Monteiro não gostou da cobrança e bem ao seu estilo descartou qualquer providência. Deixou claro que não perderá tempo para responder nem por ofício ao questionamento. Para ele tudo não passa de inconformismo pela derrota nas eleições. Daniel foi eleito presidente do Conselho Administrativo da autarquia para o biênio de 2021/2023, em novembro do ano passado.

Em ordem
Para Lisandro a situação do instituto está tudo em ordem. Disse que nos quatro meses de mandato da atual diretoria várias situações já foram resolvidas. Ele citou como exemplo, a existência de dinheiro em caixa. Mais uma vez fez citação sobre a existência de familiares de servidores já falecidos que continuam recebendo salários. Conforme o presidente da Câmara são pelo menos quatro casos e que as investigações e apurações sobre estas situações estão em andamento.

Reivindicação
O vereador Pedro Sérgio Delfante é o autor de ofício endereçado a Concessionária AB Nascentes das Gerais que pede a colocação de iluminação na BR-491 entre o entroncamento com a BR-491 e o viaduto da Copasa. Resposta da empresa é que a obra não consta no contrato celebrado, informa o diretor da empresa Joselito Rodrigo de Castro. A vereadora Cidinha Cerize disse que já fez a mesma reivindicação e teve resposta idêntica e reconheceu haver falha no projeto que não contempla a obra no contrato, sendo necessário que seja incluída em futuro ajuste.

Perigo
Mais uma vez foram feitos pronunciamentos alertando sobre o perigo do trânsito naquela região onde o fluxo de veículos e movimento de pessoas se tornaram intensos após a instalação de empreendimento comercial nas imediações. Acidentes naquela área da rotatória inclusive com vítima fatal já foi registrado este ano no lugar, mas nada ainda capaz de fazer uma mobilização mais intensa, antes que uma tragédia de maiores proporções aconteça. Além da iluminação há outras questões de traçado, acessos e outras intervenções que precisam ocorrer com urgência. Há condutores que saem do estabelecimento recentemente inaugurado, e fazem conversão entre cones colocados no local. É perigo constante.

Providências
O vereador Luiz Benedito de Paula solicitou encaminhamento de ofício para o DER (Departamento de Estrada de Rodagem), na regional em Passos e na estadual em Belo Horizonte. Ele cobra providências para a situação da LMG-836 trecho que liga São Sebastião do Paraíso a São Tomás de Aquino. Em alguns trechos o mato está tomando conta da pista, formando uma alameda. Em outros o perigo está nos degraus formados no acesso ao acostamento e a pista podendo provocar capotamentos e outros acidentes. É mais alerta de perigo iminente.

Libras
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso comunica que decidiu adiar para março o início do curso básico de Libras, do projeto “Libras para todos”. Depois de divulgar a lista dos aprovados e selecionados para o curso, foi anunciado que as atividades poderiam se iniciar em breve. No entanto, o curso será realizado a partir de pelo menos duas semanas. A decisão foi tomada uma vez que o espaço do Legislativo está sendo utilizado para a vacinação infantil contra a Covid-19, não sendo possível conciliar horários com as aulas do projeto. Mais informações serão divulgadas em breve.

Retornando
Deu entrada na Câmara dos Vereadores um projeto de lei que prevê a reversão para o Município   da área que foi destinada para a construção da sede do Batalhão da Polícia Militar. O terreno era anexo a sede do Corpo de Bombeiros, onde funcionava o Centro Social Urbano I. Já se fala que com a reversão da área a Prefeitura poderá revitalizar o espaço e devolvê-lo a comunidade. Nos bastidores já se fala que a próxima área a retroagir para a municipalidade é a da Praça de Esportes Castelo Branco, cedida para construir o SESC e que até o momento encontra-se em fase de projetos, sem contar as partes do clube que já foram destruídas. 

Silenciosos
Como já acontece em várias cidades, em projetos similares que tramitam Brasil afora, chegou a vez de em São Sebastião do Paraíso tramitar a proposta que que proíbe a fabricação, armazenamento e comercialização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido no Município. A iniciativa é do vereador Juliano Carlos Reis, o Biju. O Projeto de Lei nº 5252, que trata desta questão deu entrada na Câmara Municipal e deve ser votado em breve. Serão permitidos fogos de artifícios coloridos e com outras características da pirotecnica, mas sem que haja os estampidos. Se aprovado a questão é quem fiscalizará.

Turismo
A prefeitura de São Sebastião do Paraíso poderá participar da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro lançado semana passada. O Mapa é uma ferramenta que orienta políticas públicas do Ministério do Turismo em todo o país e os gestores municipais devem acessar o site, para renovar ou realizar os seus cadastros e inserir na plataforma as informações necessárias. A atualização do Mapa, antes realizada a cada dois anos, agora poderá ocorrer a qualquer momento. Neste ano, os municípios devem preencher um novo campo obrigatório no sistema de atualização denominado “Atividade Turística”, que vai ampliar o conhecimento dos cenários locais. Gestores municipais precisam renovar cadastros ou inserir novos dados até o próximo dia 25 de fevereiro, com as senhas de acesso devendo ser solicitadas aos órgãos estaduais ou distritais de Turismo e ao MTur. O anúncio da nova composição do Mapa é previsto para 28 de março.