A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) iniciou conversas com a Prefeitura de Paraíso no sentido de avaliação e estudo para implantação de um novo sistema de estacionamento rotativo na área central da cidade. Representando o Executivo local estiveram os secretários de Desenvolvimento Econômico, Diego Carvalho, e de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, João Paulo Bueno.
A demanda foi identificada por uma pesquisa de percepção do associado realizada pela ACISSP/CDL junto aos empresários locais e apontou que a atração de novos clientes e o impulso nas vendas podem ser feitos pela disponibilização de vagas de estacionamento na área central da cidade, mais próximo do destino do consumidor. No levantamento, essa foi uma das principais reclamações dos empreendedores daquela região, pois dificilmente o cliente acha lugar para parar seu veículo.
Durante a reunião, o presidente da ACISSP/CDL, Dr. Matheus Colombaroli, destacou que essa tem sido uma demanda constante desde que assumiu a associação. “Essa indicação apareceu na pesquisa e a maioria dos comerciantes do centro que encontro me pergunta se a ACISSP/CDL poderia ajudar nesse sentido. Essa medida depende da Prefeitura, que é a responsável pelo trânsito em Paraíso, e por isso estamos conversando no âmbito do tráfego e abertura de vagas de estacionamento e na questão de desenvolvimento econômico, pois a medida pode significar um impulso no desenvolvimento do comércio local”, explicou.
A gestão do estacionamento rotativo foi implementada em gestões anteriores no centro de Paraíso, mas foi muito criticada na época, por falhas de fiscalização, notificação e número reduzido de agentes para a venda dos bilhetes. “Agora, com novas tecnologias disponíveis e acessíveis a todas as pessoas, até mesmo pelo smartphone, pode-se pensar num sistema autônomo de venda de bilhetes de estacionamento, cartões pré-pagos que podem ser recarregados e diversos meios inteligentes de gestão e operacionalização desse sistema”, completou Colombaroli.
Novas reuniões serão realizadas entre ACISSP/CDL e Prefeitura, e os comerciantes e usuários dos serviços do centro da cidade serão chamados para participarem dos debates e propostas, para que o melhor modelo possível seja implementado em Paraíso.