O empreendedorismo feminino no Brasil vem crescendo a cada dia. Uma pesquisa da Rede Mulher Empreendedora mostra que 55% das empresárias brasileiras iniciaram seus negócios nos últimos três anos. Destas, 26% abriram suas empresas durante a pandemia. Então, pensando na mulher empreendedora, o Sicredi buscou recursos fora do país destinados a micro, pequenas e médias empresas brasileiras lideradas por mulheres. Um acordo de parceria foi firmado junto à DEG, Instituição de desenvolvimento financeiro alemã, subsidiária do Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW), e à agência de fomento francesa PROPARCO subsidiária do Banco de Desenvolvimento Francês (AFD).
De acordo com a Assessora de Negócios Pessoa Jurídica da Sicredi das Culturas RS/MG, Andressa Goi Wender, a linha de Crédito Mulheres Empreendedoras é destinada para aquelas empresas com faturamento anual de até R$ 6 milhões e que tenham mulheres como donas ou sócias detendo mais de 50% do capital social. Com este crédito, as empresas lideradas por mulheres podem utilizar o recurso para capital de giro, compra de equipamentos, construção e reforma, troca de fachada, entre outros. E terão um prazo de até 84 meses para pagar.
“O Sicredi tem como propósito construir sociedades mais prósperas, e para isso, firma parcerias, captando recursos para investir, especialmente de forma local em sua área de atuação, buscando o crescimento de suas comunidades. E sabemos que promover o financiamento voltado a pequenas e médias empresas lideradas por mulheres, colabora para reduzir a desigualdade de gênero, fomentando a economia inclusiva bem como a criação de mais e melhores empregos, contribuindo inclusive para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca Andressa. A Assessora complementa que o Sicredi é integrante do Pacto Global proposto pela Organização Mundial das Nações Unidas e se compromete com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS. Na operação de fomento ao empreendedorismo feminino está sendo atendido o objetivo número 5, que trata sobre Igualdade de Gênero.
Essa captação internacional é a primeira realizada pelo Sicredi com viés social e inaugura a parceria com duas importantes instituições que realizam um trabalho, já reconhecido, em fomentar o crescimento em países emergentes. “A partir disso, aumentamos nossa capacidade de apoiar os pequenos e médios empreendimentos liderados por mulheres no Brasil. E as mulheres empreendedoras da nossa área de atuação que desejam obter mais informações sobre esse crédito podem nos procurar em nossas agências para tirar todas as dúvidas e para apoiar o crescimento de suas empresas”, afirma.
Raíza Goi Borba