DOADOR

Picirilo propõe instituir no município o “Dia do Doador Voluntário de Sangue”

Por: Redação | Categoria: Política | 15-02-2022 13:21 | 1286
Vereador Antonio César Picirilo
Vereador Antonio César Picirilo Foto: Reprodução

Tramita na Câmara Municipal projeto de lei apresentado pelo vereador Antonio César Picirilo que institui o “Dia do Doador Voluntário de Sangue de São Sebastião do Paraíso, e a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue”.

Conforme justificativa, "O Dia do Doador Voluntário de Sangue de São Sebastião do Paraíso, será comemorado anualmente em 25 de novembro, como já acontece em nível nacional. A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue”, salienta Toninho Picirilo.

Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue. “Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue”, salienta o vereador.

De acordo com o projeto de lei,  o “Dia do Doador Voluntário de Sangue de São Sebastião do Paraíso”, será comemorado, anualmente, no dia 25 de novembro, e designada a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue”, a ser realizada no período compreendido entre 18 a 25 de novembro.

A Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue, conforme Toninho Picirilo tem por objetivo conscientizar a população do Município de São Sebastião do Paraíso, através de procedimentos informativos, educativos e organizados sobre a importância de doação de sangue, seus procedimentos, sua confiabilidade e quais os possíveis doadores.

“Existem, em nossa cidade, dezenas de doadores de sangue voluntários que, no anonimato, ajudam a salvar vidas com seu próprio sangue.  São estes heróis sem medalhas que fazem o bem sem olhar a quem, e só são lembrados quando alguém precisa deste precioso líquido que corre nas veias.

Quantas vezes deixam o trabalho, o aconchego da família, o lazer programado merecidamente, para fazer este gesto de solidariedade. Até porque, a qualquer momento, a necessidade de sangue, pode ser de qualquer um de nós, em situações de urgência ou emergência, como por exemplo, em acidentes”, pontua Toninho Picirilo.

Essa sensibilização, vale lembrar, é fundamental, uma vez que não existem formas de substituir o sangue proveniente da doação para atender a pacientes com problemas diversos, como anemia, distúrbios de coagulação, entre outros.

A nossa intenção com este projeto, é desmistificar o ato de doar sangue, pois uma simples doação de sangue pode salvar muitas vidas, conclui o vereador.