CURTAS

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 16-02-2022 09:07 | 3413
Foto: Reprodução

Aula inaugural
Está confirmada a data de realização da aula inaugural na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Campus de São Sebastião do Paraíso. O evento será realizado no dia 11 de março, às 10 horas, para o curso de Inovação Ciência e Tecnologia. Em virtude das restrições motivadas pela pandemia do coronavírus poderão participar da solenidade apenas pessoas convidadas. Conforme já anunciado, os vereadores já anunciaram que vão participar da aula magna. Como já vinha sido definido, mas agora, compactuado por todos é um momento histórico na vida da cidade.

Sola da bota
O presidente da Câmara Lisandro José Monteiro, que em certa ocasião juntamente com o agora prefeito Marcelo Morais, disse que se a instalação da UFLA se concretizasse iria a pé até a cidade de Aparecida (SP), já está se preparando para fazer o percurso. Lisandro afirma que não fugirá da raia, é questão de tempo e de fé como ele mesmo declarou irá cumprir sim o prometido. Ele destacou que os dirigentes da universidade não faltaram com respeito com o Legislativo e são merecedores dos parabéns e por estarem ajudando no crescimento da cidade.

Arquivado
O Ministério Público comunicou a Câmara de São Sebastião do Paraíso o arquivamento de denúncia contra o Poder Legislativo. A acusação era de que a TV Câmara criada para transmitir os atos dos vereadores estaria sendo utilizada para fazer propaganda política dos mesmos, em 2020, fugindo da sua finalidade. A promotora de Justiça, Manoela de Oliveira Nunes Maranhão Aires Ferreira, não viu legitimidade na denúncia. Ainda assim foi concedido prazo de 10 dias para que a Câmara interponha recurso. Diante da decisão o presidente Lisandro mandou um recado aos opositores: “aceita que dói menos, a TV Câmara foi criada para dar transparência aos atos do Legislativo”, desabafou.

Devolução
A Câmara Municipal de Paraíso fará nos próximos dias a primeira devolução das sobras orçamentárias da casa ainda referente ao exercício de 2021. Conforme anunciado, o valor já está definido e será de R$169.602,46. “Aqui é preto no branco”, definiu o presidente Lisandro Monteiro. Também ao longo do ano passado a casa fez outras devoluções das sobras e do dinheiro economizado que muito ajudou a administração municipal, principalmente no início do ano passado para a compra de remédios e insumos entre outros materiais para o combate a covid-19. Outros repasses foram feitos ao longo do ano ajudando o município a manter a contas em dias. A política de austeridade adotada não permite gastos desnecessários.

Delegacia Rural
Pelo que tudo indica, embora sem prazo definido, mas continuam os preparativos para a implantação no município paraisense da Delegacia Rural que irá tratar exclusivamente de crimes ocorridos neste setor. Conforme ofício endereçado aos vereadores pela cúpula da Polícia Civil, será designado um delegado exclusivo, além de um detetive e escrivão que serão lotados na repartição para o atendimento das ocorrências e demais situações. A unidade deverá funcionar em sala cedida pelo Sindicato dos Produtores Rurais, no recinto do Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho conforme ficara convencionado anteriormente.

Arrumação
Pode até parecer nome de programa de televisão, exibido pela antiga TV Minas, mas no caso é o nome que se dá para o serviço que a Prefeitura está realizando com os semáforos da cidade. Desde o final do ano passado que a população vem se queixando do serviço e a manutenção vinha sendo programada. Depois de um bom período de espera, funcionários da empresa contratada iniciaram os trabalhos de reparos nesta terça-feira. Para quem faz uso do trânsito no dia a dia no centro e nos mais diversos pontos da cidade já não era tempo que uma providência deveria ser tomada. Agora com os consertos que estão sendo realizados os riscos de ocorrerem acidentes são bem menores.

Alternativo
Na seção das indicações feitas pelos vereadores na sessão ordinária da Câmara, na segunda-feira,14, houve a sugestão para que o horário de início das aulas nas escolas das redes municipal, estadual e  particular tivessem uma diferenciação de ao menos 10 minutos. A medida seria no sentido de ajudar desafogar o trânsito principalmente na região central da cidade. Com a volta às aulas o movimento de carros nos horários de entrada e saída das escolas tem sido intenso exigindo muita paciência de quem vai para as escolas e de quem está apenas passando e não tem nada a ver com a história. É preciso conseguir um jeito de ficar bom para todos.

Centenário
Quem irá comemorar seu centenário de existência neste ano em São Sebastião do Paraíso é a Paróquia dedicada a Nossa Senhora da Abadia. Por isso o pároco Airton Goulart encaminhou ofício aos vereadores e a Prefeitura reivindicando a revitalização da Praça da Abadia, com o plantio de árvores e flores. A expectativa é de que em agosto quando tradicionalmente se festeja a padroeira seja possível realizar uma grande festa. Tomara até lá a situação da pandemia esteja melhor controlada e permita que s festeje os 100 anos em grande estilo do jeito que a comunidade gosta e merece. Uma programação especial deve ser organizada para celebrar a data.

Audiência Pública
Na próxima segunda-feira, dia 21 de fevereiro haverá Audiência Pública na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. Vereadores e representantes do setor vão debater a respeito do Projeto de Lei 5.247, que trata do recolhimento e destinação de resíduos da construção civil. Outra proposta a ser discutida é o projeto 5.250 que prevê a revisão da Política Municipal de Meio Ambiente. Assim como em 2021, o público poderá enviar perguntas e sugestões através do endereço eletrônico do Legislativo. A reunião será transmitida pela TV Câmara, na página do Facebook da entidade.

Lagoinha
Nos próximos dias a Prefeitura de Paraíso deverá realizar o fechamento das comportas e promover o enchimento por completo da Lagoinha que desde o final do ano passado vem passando por reformas. Segundo o prefeito Marcelo Morais foram retirados do local durante o processo de limpeza cerca de 1.135 caminhões de entulho do local. Na terceira etapa da reforma serão colocados oito chafarizes, além da reforma no sistema de iluminação, pintura de grades e melhorias no piso. Também continuam a pleno vapor os trabalhos para revitalização da lagoa no bairro San Genaro, é a cidade em fase de transformação, retornando para a população os espaços públicos de forma revitalizados.