TRÂNSITO

Prefeitura inicia manutenção nos semáforos

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 16-02-2022 09:10 | 824
Sinalização entre a Rua Professor Nixon e a Avenida Monsenhor Mancini foi restabelecida de manhã
Sinalização entre a Rua Professor Nixon e a Avenida Monsenhor Mancini foi restabelecida de manhã Foto: Tiel Jornal do Sudoeste

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso deu início a terça-feira,15, aos trabalhos de manutenção dos semáforos. Funcionários da empresa Contransim começaram os reparos pela manhã no dispositivo que fica no cruzamento da Rua Professor Nixon e a Avenida Monsenhor Mancini.

“Tivemos problemas e dificuldades para vinda do pessoal devido a pandemia, o que atrasou a nossa programação de conserto dos equipamentos, previsto para ocorrer em janeiro, mas, iniciamos e em breve estará solucionado”, disse o prefeito Marcelo Morais.

Ele adiantou que está em estudo a instalação de sinalizadores em mais dois pontos da cidade onde o trânsito tem sido intenso e demandado atenção em relação ao fluxo de pedestres e veículos. Desde o início da segunda metade de 2.021 que os primeiros semáforos começaram a apresentar defeitos, em falhas de sinal. Um dos problemas apresentados, por exemplo, é o não funcionamento do indicador para pedestre. Apesar dos transeuntes ficarem indecisos na travessia das vias, a situação não chegou a comprometer o trânsito em sua totalidade.

“Diante desta questão é preciso que se tenha mais atenção ao atravessar a rua e que os motoristas tenham mais cautela e paciência com os pedestres”, observou José Renato Azevedo que é instrutor de auto escola, em Belo Horizonte e estava a passeio em Paraíso.

Ainda no final do ano passado ocorreu uma falha mais grave no sinal que fica no cruzamento entre as avenidas Delfim Moreira e Angelo Calafiori. Por alguns dias o trânsito no local precisou ser desviado obrigando os motoristas a mudarem o percurso como forma de evitar acidentes mais grave, até que o problema fosse resolvido mesmo que de forma paliativa e posteriormente, o semáforo com defeito fosse consertado. A Guarda Civil Municipal responsável pelo trânsito na cidade fez a colocação de cavaletes e cones para sinalizar o local até que a situação fosse resolvida.

Em virtude do desgaste do tempo e também por questão de manutenção vários semáforos começaram a apresentar defeitos. Uma das situações mais observadas e o não funcionamento do indicador para travessia de pedestres. Na Rua Pimenta de Pádua, ao lado da Escola Noraldino Lima, por exemplo, o dispositivo está todo quebrado. Um pouco à frente na Angelo Calafiori com a Placidino Brigagão, o sinal de pedestre de um lado do cruzamento sequer funciona. A mesma situação pode ser percebida em vários outros pontos espalhados pela cidade.

REPAROS
De acordo com o prefeito Marcelo Morais todas estas situações começaram a ser resolvidas nesta terça-feira quando a equipe de trabalho da Contransim iniciou os serviços de manutenção pela cidade. “Os reparos estavam previstos para ocorrerem no final de janeiro, mas como a empresa teve vários funcionários que foram afetados por conta das contaminações da covid eles não puderam vir. Reprogramamos para a semana passada, mas ainda assim tiveram dificuldades e não foi possível iniciar o serviço aqui. Agora que começamos e vamos resolver tudo”, afirma.

Ele destaca ainda que a partir de agora não deve mais ocorrer mais problemas desta natureza já que a manutenção será mais constante. Muitos dos equipamentos já estavam instalados há algum tempo e têm uma vida útil, sendo que depois de ficarem expostos ao tempo, principalmente as chuvas necessitam de manutenção com frequência.

Marcelo adiantou que a Prefeitura estuda e já está adquirindo as peças para montagem e instalação de semáforos em mais dois novos pontos na cidade. Existe o clamor da população, dos motoristas e dos vereadores para estas situações. “Colocaremos os sinaleiros em duas regiões distintas, uma é na Avenida Wenceslau Braz, com a Santa Luzia; e a outra é na Oliveira Resende com a Alferes Manoel Caetano do Nascimento e vamos melhorar as condições de quem transita nestes lugares”, anuncia.

O prefeito aponta que sua expectativa é de que com os reparos que estão sendo realizados e a continuidade das manutenções sejam solucionados os problemas no setor. “Se Deus quiser, estamos resolvendo e não teremos mais problemas com isso”, finaliza.

Equipamentos foram consertados no cruzamento da Rua Pimenta de Pádua com a Avenida Angelo Calafiori, no centro