POLÍTICA

Alex Cavalcante é pré-candidato a deputado federal

Por: Redação | Categoria: Política | 16-02-2022 09:08 | 1262
Vereador Alex Cavalcante (PSDB) de Alpinópolis
Vereador Alex Cavalcante (PSDB) de Alpinópolis Foto: Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Alpinópolis, vereador Alex Cavalcante (PSDB) esteve segunda-feira (14/2) em São Sebastião do Paraíso estreitando contatos políticos. Ele confirmou ser pré-candidato a deputado federal, o que ficou definido na semana passada em Belo Horizonte com o deputado Paulo Abi-Ackel, presidente do PSDB em Minas.

“Sabemos dos predicados do Alex Cavalcante e por isso eu o convidei para ser candidato a deputado federal. Acompanhamos o seu trabalho na Câmara Municipal, onde assumiu com muita eficiência e equilíbrio o comando do Legislativo em Alpinópolis. O Alex tem carisma e preparo para a vida pública, nos faz lembrar os grandes políticos desse país e tenho certeza que esse jovem será futuramente reconhecido por todos os mineiros. Ele apresenta o perfil ideal das lideranças que se identificam com o povo, não tenho dúvidas de que ele está pronto para assumir um projeto regional”, afirmou Paulo Abi-Ackel, deputado federal, cotado para compor a chapa como candidato a vice-governador de Zema.

“Recebi com humildade o convite do partido PSDB e de outras legendas. Estou feliz, mas não posso pensar em um projeto individual, é necessário nesse momento um projeto para as pessoas da região. Quero desenhar essa plataforma política e contribuir para melhoria de vida da sociedade mineira”, disse Alex Cavalcante, após o convite do presidente. 

Alex Cavalcante tem 40 anos, cursou Agropecuária e Comunicação Social. Começou em 2006 sua trajetória na vida pública, com ex-prefeito Edson Luís Resende Reis, (apoiador da sua candidatura), quando o líder assumiu a pasta de chefe do Meio Ambiente.

“O Alex teve grande protagonismo no projeto social “Cultivando Esperança” e também no processo de seleção das casas rurais para pequenos produtores. Desempenhou com muito êxito todo tipo de trabalho que precisava ser feito dentro do setor”, disse o ex-prefeito.

O projeto liderado por Alex Cavalcante rendeu-lhe uma premiação da Polícia Civil de Minas Gerais, na época administrada pelo delegado Paulo Queiroz.  Alex também ocupou os cargos de chefe de Saúde e diretor de Lazer e Turismo com ex-prefeito.

Em 2010, foi eleito o primeiro presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa em Alpinópolis, foi eleito Delegado Estadual do Direito da Pessoa Idosa em Belo Horizonte e sua liderança, transparente e discreta, o conduziu para uma eleição nacional. No ano seguinte foi eleito por Minas como o representante do Estado na Conferência Nacional da Pessoa Idosa, na época propostas discutidas pelo grupo de trabalho foram publicadas no estatuto do idoso.

Em 2012, quando se dedicava exclusivamente a sua empresa de publicidade e comunicação, buscou uma nova oportunidade na vida pública, com o amigo e prefeito de São José da Barra, Carlos Luciano Bazaga. Alex foi assessor pessoal do prefeito.

Em 2016, candidatou-se pela primeira vez a um cargo eletivo. Obteve quase 4% dos votos, mais votos que cinco vereadores eleitos naquele pleito, mas por legenda não conseguiu sua primeira eleição. Atuou então, a convite do prefeito eleito, José Gabriel dos Santos Filho, como diretor de Esportes e Turismo.

“Acertei na escolha. Em pouco tempo na pasta o Alex fez mais eventos do que algumas gestões inteiras. Trouxe para cidade por exemplo, a seleção de futsal do Brasil, a seleção feminina de vôlei sub 20, o campeonato brasileiro de futsal categoria de base e tantos outros eventos, ao todo 12 projetos, em apenas 11 meses. Eu sabia que seria impossível segurar ele no cargo e logo que surgiram os convites ele buscou seus sonhos”, disse o ex-prefeito José da Loja.

Os convites que o ex-prefeito se refere foram para assumir a vice-presidência do CTNG (Circuito Turístico Nascentes das Gerais) e depois a assessoria de deputados na ALMG. Em 2019 candidatou-se pelo PSDB ao cargo de vereador, e foi eleito.

Atualmente ocupa também o cargo de vice-presidente da Acamve (Associação de Câmaras e Vereadores do Médio Rio Grande) e está cotado para coordenador a campanha de um senador e de um presidente da república na região.

Alex Cavalcante diz que se apresenta como uma alternativa regional para aqueles que não concordam com o atual cenário. Salienta trazer “na bagagem o compromisso com o empreendedorismo e a geração de emprego e renda, o cooperativismo em suas diversas faces, a educação valorizando os profissionais do setor e ampliando os métodos de acesso, o esporte e o turismo”.

“Há alguns setores que precisam de leis para viabilizar o pleno desenvolvimento. Desburocratizar. O poder concentrado sempre será inimigo da liberdade e do povo. Não vamos oprimir, vamos acolher.” Afirmou Alex.

Além da vida pública, Alex Cavalcante, trabalhou na maior cooperativa de café do mundo; a Cooxupé, foi vendedor de tratores na Massey Fergusson Somassey, atuou no marketing e atendimento do Sicoob Credialp, foi estagiário no Banco do Brasil, laticinista e entregador de queijos na Sanmariana e carteiro nos Correios. Na comunicação foi repórter em importantes emissoras de TV e apresentador de rádio na Transamérica.