Você sabia que várias doenças clínicas podem causar sintomas neurológicos e psiquiátricos? As doenças endocrinológicas apresentam forte relação com a psiquiatria, sendo o diagnóstico precoce essencial para o tratamento correto.
A tireoide, por exemplo, é uma das glândulas que controlam o metabolismo do corpo através dos hormônios tireoidianos. Pacientes com hipotireoidismo têm três vezes mais sintomas depressivos e duas vezes mais sintomas ansiosos do que a população comum. As principais queixas são inquietação, diminuição da atenção e cansaço, intolerância ao frio e ganho de peso, sendo mais comum em mulheres e idosos.
Já no hipertireoidismo, os sintomas podem se confundir com ataques do pânico, alucinações, irritabilidade, delirium, entre outros.
Alterações das glândulas suprarrenais também são comuns e podem mimetizar sintomas psicóticos, de mania e de ataque do pânico quando sua produção está aumentando. Quando a produção de corticoides está diminuída, os sintomas podem ser fadiga, perda da libido, sintomas depressivos (mais comum), irritabilidade, distúrbios do sono, apatia e comprometimento cognitivo.
Como você pode perceber, os sintomas psiquiátricos podem estar sinalizando uma doença clínica. O psiquiatra é um profissional capacitado para o diagnóstico correto através da história, exame físico e exames laboratoriais e de imagem. A partir disso, o melhor encaminhamento para seu caso será dado.
Dr. Luiz Gustavo Guedes
Médico Psiquiatra
CRM/MG 63277
RQE 50446