CURTAS EDIÇÃO 2586

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 20-02-2022 05:56 | 410
Foto: Reprodução

Alto índice
São Sebastião do Paraíso registrou de segunda a quinta-feira, seis casos de óbitos provocados por complicações da covid-19. Somente na quinta-feira,17, foram quatro as pessoas que perderam a vida em função da doença. Com isso, já são 309 mortes provocadas pelo coronavírus na cidade desde o início da pandemia. Com os números atuais em alta, Paraíso repete situação semelhante a que foi vivida no início de 2021 quando os casos de pessoas mortas por conta do coronavírus estavam no pico. Fevereiro já ultrapassou janeiro em relação a quantidade de óbitos por covid, neste ano de 2022. Foram 11 casos no primeiro mês e já são 14 no segundo até agora.

Dengue
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, também demonstrou preocupação com outra situação que assola a comunidade local. São os casos de dengue que começam a aflorar com altos índices em alguns bairros, como no São Judas Tadeu. Por isso neste sábado,19, acontece um mutirão de limpeza naquela região com o objetivo de coibir a proliferação do mosquito aedes aegypti causador desta doença e também da zica e chicungunya. A população está sendo convocada a participar eliminando os objetos que possam acumular água, colocando para fora de casa móveis velhos e outros objetos, além de facilitar o acesso dos agentes de saúde nas casas para limpeza e verificação completa da situação.

Notificações
Conforme números divulgados, são dois casos confirmados da doença e 25 notificações, ocorridas em Paraíso, das quais 11 apenas no Bairro São Judas Tadeu. Os números são mais que suficientes para acender a luz de alerta. A ocorrência de chuvas intensas, entremeadas com período de sol e calor são ambientes favoráveis para a proliferação do mosquito da dengue. O trabalho que está sendo iniciado agora para a contenção do avanço da doença requer a colaboração de toda a população. A prevenção continua sendo o melhor remédio, principalmente neste momento em que toda a situação pode ser controlada mais facilmente.

Audiência pública
A propósito, dois assuntos pertinentes estarão em pauta nesta segunda-feira, 21, na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. Ambientalistas, pessoas ligadas ao setor de meio ambiente, são aguardados para debater sobre o descarte de entulhos da construção civil, previsto no Projeto de Lei 5247. Também estará em discussão o Projeto 5250, que atualiza a Política Municipal de Meio Ambiente. O evento acontecerá no plenário da Casa Legislativa a partir das 18 horas e terá transmissão da TV Câmara em sua página no Facebook e outras redes sociais. Em seguida acontecerá a sessão ordinária de todas as segundas-feiras.

Efetivo
Por falar em designação de policial há expectativa em Paraíso que na próxima formatura da Polícia Militar de Minas Gerais, o município paraisense seja contemplado com mais profissionais para reforçar o efetivo local. Desde que foi elevada a Batalhão a unidade da PM ainda não teve o seu quadro totalmente completo. A segurança pública não é feita apenas de viaturas e comandantes. É fundamental que haja os comandados, viaturas e todo o aparato necessário para que o policiamento preventivo possa cumprir seu mister, além do ostensivo, quando necessário. As demandas surgem naturalmente e a prestação de serviço bem como o atendimento à comunidade prescinde de organismo cada vez mais preparado para combater o crime e reduzir os índices de criminalidade.

Nada condizente
Em se falando sobre efetivo, importante lembrar que na época da então 81.ª Cia. de Polícia, o contingente apenas para São Sebastião do Paraíso era superior a 80 policiais. A unidade foi ganhando status até chegar ao de Batalhão, mas infelizmente o efetivo se tornou cada vez menor. Algo inconcebível por vários aspectos, principalmente pelo crescimento populacional, e também a criminalidade. O mesmo ocorre em relação à Polícia Civil alçada a Delegacia Regional há algum tempo, mas até os dias de hoje sem estrutura condizente. Neste ano de eleições, alguém duvida que arautos virão jurar de pés juntos que irão solucionar o problema?

Permanente
Nesta semana teve visita de um grupo de vereadores de Jacuí a Belo Horizonte. O grupo esteve na Assembleia Legislativa sendo recebidos pelo deputado conterrâneo Antônio Carlos Arantes. Um dos pleitos foi de um delegado permanente para atuar no município. A reivindicação foi encaminhada ao delegado-chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva. Participaram o presidente da Câmara, João Jorge, e os vereadores Messias Macedo e Célio Batista. Solicitado foi.

Grupos Artísticos
A ACISSP/CDL realizou na tarde de quinta-feira,17, reunião com grupos artísticos de São Sebastião do Paraíso. Foram convidados representantes das escolas de dança, música, academias de ginástica, grupos que atuam com artes cênicas e as secretarias de Esportes, Cultura e Saúde. O objetivo é promover um calendário anual de eventos artísticos culturais que possibilitem ao consumidor de Paraíso e região encontrar em nossa cidade oportunidades de lazer, dinamizando nossos setores de comércio e serviços, em especial nos finais de semana e datas comemorativas. Ficou convencionado que será criado um calendário de eventos culturais para ser realizado junto à comunidade.

Inscrições do “Florescer”
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar das atividades do projeto “Florescer” de ginástica rítmica. Trata-se de mais uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, de São Sebastião do Paraíso. As atividades acontecem em dois locais em dias e horários diferentes. A inscrição pode ser feita no local das aulas, no CEESP (Centro Educacional Esportivo), localizado na Rua Santa Catarina, 100, onde ocorrem aulas às segundas e quartas feiras, de 15 às 16 horas. Na Arena João Mambrini, as inscrições podem ser feitas às terças e quintas-feiras a partir das 9h30.