OUVIDORIA

Paraíso poderá ter Ouvidoria para acompanhar censo do IBGE no município

Por: Nelson Duarte | Categoria: Política | 23-02-2022 10:16 | 1092
Vereador José Luiz das Graças (Zé Luiz do Mercado Érika)
Vereador José Luiz das Graças (Zé Luiz do Mercado Érika) Foto: Arquivo

Censo demográfico a ser realizado pelo com início em agosto deste ano, irá apontar a população no país. Em São Sebastião do Paraíso, onde os números apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vem sendo questionados de longa data, a contagem poderá ter o acompanhamento por uma Ouvidoria, conforme projeto de lei apresentado pelo vereador José Luiz das Graças (Zé Luiz do Mercado Érika).

Projeto de lei que cria a Ouvidoria e Comissão de Fiscalização Municipal do Censo 2022 deu entrada na sessão de segunda (21/1). José Luiz justifica que pela falta de fiscalização por meio de Ouvidoria e Comissão pelo Executivo, ele propõe seja feita essa função por parte da Câmara.

A proposta é que famílias ou pessoas que não forem visitadas por recenseadores do IBGE entrem em contato com a Ouvidoria através de canais de comunicação a serem disponibilizados. Nesse caso deverá ser informado nome completo, endereço e documento de identificação.

Prevê ainda que o IBGE terá o prazo de três dias para responder à Ouvidoria sobre informações de residências não visitadas. “O motivo para a criação de tal Ouvidoria é estabelecer um contrapeso para os dados divulgados unilateralmente pelo IBGE, com a finalidade de saber o real censo demográfico do município, garantindo políticas públicas condizentes com as reais necessidades do município.

É sabido que contagens inadequadas trazem prejuízos no que tange ao Fundo de Participação dos Municípios. Vale ressaltar que o próprio IBGE comenta a participação dos municípios na elaboração do censo, a fim de garantir credibilidade e transparência na realização dos trabalhos”.

“Todos nós temos ouvido pessoas afirmar que nunca foram entrevistadas por recenseadores do IBGE, e fica a margem para que não acreditem ter sido feito em todas as residências. Aceitar que São Sebastião do Paraíso tenha apenas 70 mil habitantes, não dá mais”, disse José Luiz das Graças.

O presidente Lisandro Monteiro lembrou que a Câmara cedeu uma sala para o IBGE montar sua estrutura para a realização do censo em Paraíso.