10,38%
A Câmara de São Sebastião do Paraíso aprovou o Projeto de Lei nº 5.261 que prevê a revisão geral salarial dos servidores públicos da Prefeitura. Foi concedido 10,38% pelo IPCA, além de reajuste de 9,61% no auxílio alimentação. Sem pestanejar a proposta foi aprovada na Comissão de Finanças, Justiça e Legislação e depois acabou sacramentada pelo plenário do Legislativo, diga-se de passagem, em primeira e segunda votação. A esta altura já foi sancionada a lei pelo Executivo, para que os novos valores já sejam pagos nos salários de fevereiro.
Conversação
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paraíso e do Sudoeste, Rildo Domingos da Silva, bem que tentou, mas não foi ouvido em suas ponderações. A expectativa do sindicato era ser ouvido sobre o percentual e levar a proposta para assembleia da categoria, mas não teve jeito. A pauta com o pedido de reunião protocolada ainda em janeiro passado, nem sequer foi debatida com o Executivo como se pretendia.
E nada mais
O prefeito Marcelo Morais, presente à sessão, usou a tribuna, e foi bem claro em suas colocações de que o valor concedido de revisão salarial é o limite possível. O impacto é de R$900 mil mensal na folha salarial dos servidores. Justifica-se que não poder dar o passo maior do que a perna e comprometer a estabilidade da gestão financeira, com pagamento em dia dos servidores e fornecedores. Segundo o prefeito, a proposta poderia ser menor, mas é a maior dos últimos tempos. Em 2019, ficou em 4,54%, depois em 2020, 4,08% e no ano passado 4,96%. Concedido 10,38% diz o prefeito que sua vontade era dar 15% a 20%, permitindo inclusive ganho real para a categoria.
12 x 180
Em resposta a consulta feita pelo presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro, a coordenação do Campus Paraíso da Universidade Federal de Lavras (UFLA) informou que 12 estudantes estão aptos na primeira chamada para inauguração da unidade. Numa segunda fase do processo este número poderá ser ampliado. O vereador estranhou, pois, em seu entendimento, numa das inaugurações da escola foi falado que seriam 180 alunos, quantidade máxima que foi homologada para as atividades de primeiro e segundo semestre. Lisandro entende que pode estar havendo alguma jogada política na questão e até descartou a ida a pé para Aparecida, se não melhorar o quantitativo de estudantes na aula inaugural.
Rebateu
O vereador Vinício Scarano Pedroso que foi patrono de uma turma de 12 formandos da Faculdade Calafiori, no fim de semana rebateu o presidente. Disse que a seleção de estudantes ainda está em andamento. Afirmou que são 90 alunos no primeiro semestre e outros 90 na seleção do segundo semestre, totalizando os 180 anunciados. Vinício ainda parabenizou a UFLA por acreditar e investir no Campus Paraíso. Finalizou dizendo que já foram autorizados quatro cursos para que a universidade funcione na cidade.
Reforma
As obras de reforma da Escola Municipal Roque Scarano em São Sebastião do Paraíso começadas nas primeiras semanas de fevereiro continuam em andamento, na comunidade rural dos Marques. Segundo a Prefeitura, serão investidos R$ 1,6 milhão com recursos próprios do município e também do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). Além da estrutura física do prédio que será reformada serão construídas novas salas de aula e cobertura da quadra esportiva. Outro prédio escolar cuja a reforma logo entrará na reta final é a da E.M. Campos Amaral, no centro, prédio que faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Município também está sendo revitalizada.
Estágio
A Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo de Estágio destinado aos estudantes do curso de Direito, com possibilidade de desenvolver as atividades de estágio de forma à distância. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 4 de março de 2022. Os interessados em participar do processo devem se habilitar através do endereço eletrônico sesap.ssp@ trf1.jus.br. Há três formas em que o participante poderá desenvolver o estágio seja de forma presencial ou totalmente remota ou ainda de maneira híbrida (presencial e remota), sendo que a definição será a critério da administração.
Acissp Mulher
A Acissp Mulher é uma proposta de trabalho desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso. Trata-se de um espaço de trabalho, discussão e representação da mulher empresária dentro da associação, que visa fortalecer o empreendedorismo feminino e aumentar a sua participação e contribuição nos movimentos econômicos, sociais e ambientais da cidade. O evento reuniu empresárias associadas e segue orientação da Federaminas (Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais).
Campanha
A Cemig prorrogou até o dia 4 de março a campanha de negociação de débitos. Desta forma, é a segunda vez que a iniciativa é estendida para beneficiar ainda mais clientes. A ação é direcionada a clientes residenciais, comerciais e prestadores de serviço atendidos em baixa tensão (até 220 volts) permite solicitar o parcelamento das contas de energia atrasadas em até 12 vezes sem juros. Além disso, os cadastrados no programa federal de tarifa social de energia elétrica podem aproveitar as condições ainda mais especiais e pagar em até 24 parcelas mensais, sem juros. O trabalho visa atender a todos os consumidores, com atenção especial a famílias afetadas pelas fortes tempestades que atingem Minas Gerais desde o início do ano.
Inscrição
Os estudantes da Rede Pública Estadual têm até esta quarta-feira, 23, para fazerem a inscrição para as vagas remanescentes na rede estadual. Ainda há vagas disponíveis em diversas instituições, para todas as modalidades e tipos de ensino. O interessado deve acessar o site do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento (Sucem) para a realização da matrícula. Já o interessado em cursar o Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) pode consultar no site querointegral. com.br/mg a lista das escolas estaduais mineiras que ofertam a modalidade.