O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e região Sudoeste – SEMPRE-SUDOESTE-MG, vem manifestar seu REPÚDIO a atitude arbitrária do prefeito municipal de São Sebastião do Paraíso que não se reuniu com o órgão representativo da classe dos servidores públicos municipais a fim de tratar sobre a pauta de reivindicações da categoria para o ano de 2022.
O prefeito em evidente desrespeito a Assembleia Geral da categoria enviou o projeto de lei sobre o reajuste anual dos servidores para a Câmara Municipal na data de 21/02/2022, sem debater o assunto com os representantes da categoria e sequer dar ciência ao Sindicato, fato este nunca ocorrido em gestões anteriores.
Além disso, o gestor usou a tribuna da Câmara Municipal e de forma arrogante impôs a sua vontade aos vereadores, declarando que não necessitava de ouvir os servidores públicos e nem a Assembleia Geral da categoria, atitude que contraria os princípios da moralidade e da transparência que devem reger todos os atos da Administração Pública.
Sabemos que a última decisão cabe ao prefeito, porém, até que a decisão seja tomada é importante que haja diálogo entre as partes, para que cada um possa expressar seus argumentos e opiniões, isso chama-se democracia.
Vale ressaltar ainda que também não foi observada pela gestão a reivindicação de alterar o valor do reajuste do auxílio alimentação, acrescentando o valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais), preferindo conceder o percentual ínfimo de 9,61%, culminando em um aumento irrisório de R$17,90 (dezessete reais e noventa centavos).
Como se não bastasse, o prefeito municipal também não enviou os projetos de lei que tratam sobre o reajuste dos profissionais do magistério, dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias em descumprimento da legislação federal que obriga os entes públicos a conceder tais reajustes, tendo em vista que recebem recursos federais.
Diante do exposto, o órgão de classe repudia a atitude de violação à ordem democrática praticada pelo atual gestor, aguardando que cumpra com a transparência dos atos da Administração e responda os demais itens da pauta de reivindicações da categoria, como é o caso urgente de reformulação dos planos de cargos e carreiras geral, do Magistério e da Guarda Municipal.
São Sebastião do Paraíso, 23 de fevereiro de 2022
A DIRETORIA