CURTAS EDIÇÃO 2588

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 26-02-2022 06:11 | 399
Foto: Reprodução

Reduzida
Diante do que é conhecido como choque de gestão, a Prefeitura de São Sebastião o Paraíso anuncia que em um ano de governo a administração conseguiu reduzir em 35% a dívida herdada do governo anterior. Os dados foram apresentados durante audiência pública de prestação de contas realizada no meio de semana na Câmara Municipal. A expectativa segundo o prefeito Marcelo Morais é reduzir ainda mais o montante e ao mesmo tempo ganhar fôlego para a realização de investimentos. A receita para os resultados obtidos foi justificado em não fazer mais dívidas, gastar apenas o necessário e manter a máquina administrativa equilibrada.

SESC
Nesta semana o assunto construção do SESC em São Sebastião do Paraíso suscitou algumas discussões em redes sociais. O deputado estadual Antônio Carlos Arantes postou que a construção de uma unidade no município foi reconfirmada. O parlamentar é defensor da obra e tem feito sua parte cobrando os responsáveis para que a obra saia do projeto e do papel. Contudo, há anos que o processo está em andamento e corre o risco da área retornar ao município como a área doada ao estado para a construção da sede do Batalhão da Polícia Militar, que seria em anexo ao CSU-I, mas que se quer  saiu ou foi para o papel.

Rebateu
O prefeito Marcelo Morais participou da postagem de Arantes e comentou que o efeito pandemia usado para justificar o atraso no processo não terá mais tolerância. O vereador Vinício Scarano Pedroso reforçou o que a maioria na Câmara já havia manifestado de que o uso eleitoreiro da construção do SESC na cidade não será mais aceito. Se depender dos vereadores a cláusula de reversão da área doada será acionada sem pestanejar. O que é sabido é que a história da construção da sede do SESC vem atravessando várias administrações somando mais de 20 anos de promessas.

Folga
Nesta segunda-feira, 28, não haverá Sessão Ordinária na Câmara de Paraíso. Na semana que passou foram realizadas, além da reunião normal ordinária da segunda-feira, uma audiência pública, além de uma reunião para a prestação de contas quadrimestral, referentes ao final de 2021. Para a semana que se inicia caso seja necessário o jeito será fazer alguma Sessão Extraordinária. Do contrário, o próximo encontro oficial ficou marcado para o dia 7 de março. É tempo mais que suficiente para que novos projetos de interesse da comunidade sejam elaborados.

Expediente
A Prefeitura de Paraíso divulgou que não há autorização para a realização de festas de carnaval, conforme foi acertado entre as prefeituras da região no final do ano passado. Também não haverá expediente até a próxima quarta-feira. Os bancos também não vão funcionar e retornam as atividades no meio da semana que entra. Já o comércio terá o seu funcionamento considerado facultativo. As entidades sindicais do setor trocaram farpas nos últimos dias a respeito da abertura, da folga, da aplicação de multa deixando representantes do setor sem saber ao certo o que fazer.

Expar
Nesta semana no gabinete do prefeito Marcelo Morais, foi realizada reunião para deliberação sobre a realização da Expar 2022. Empresários do setor e do Sindicato Rural foram em busca de parceria com a municipalidade. Com o adiamento da festa nos últimos anos por conta da pandemia da covid-19, agora existe a expectativa de que a festa irá acontecer. Os preparativos vão ser intensificados, uma vez que o calendário de apresentações artística também está definido. Pela animação com que os empresários deixaram a Prefeitura pode esperar que a exposição promete.

Regressiva
A considerar divulgação prévia que anuncia a realização da exposição em 2022, em Paraíso, faltam pouco mais de 75 dias para a Expar. Segundo divulgado a exposição estaria marcada para ocorrer entre os dias 19 a 22 de maio. Ainda no ano passado chegaram a ser divulgados os nomes de alguns artistas que poderão se apresentar no evento. Entre eles estão Gustavo Mioto, Clayton e Romário, Eduardo Costa e Neto Henrique; além de Maiara e Maraísa, com Junior Angelim. O grande desfalque é Marília Mendonça, falecida ano passado em acidente aéreo. Jorge e Matheus é quem deve substituir a atração.

Revitalização
O prefeito Marcelo Morais confirmou nesta semana que a Banda Municipal de Música de São Sebastião do Paraíso será revitalizada e deverá voltar a fazer suas apresentações. Um projeto semelhante ao que já existe em Monte Santo de Minas está sendo elaborado. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas que serão adotadas pela Prefeitura, visando incrementar o setor cultural na cidade. Os músicos e os amantes das boas obras e projetos culturais estão comemorando o anunciado com a expectativa de que o setor será incrementado e revitalizado, podendo ser mais um marco de resgate da administração municipal.

Reajuste
O governador Romeu Zema anunciou o reajuste geral de 10,06% nos salários de todo o funcionalismo público de Minas Gerais. A medida consta de projeto de lei, encaminhado na quinta-feira, 24, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com pedido de urgência na apreciação, que prevê que o reajuste correspondente às perdas inflacionárias seja pago a partir da folha de maio – quitada em junho. A medida vale para os servidores ativos, inativos e pensionistas da administração direta e indireta do Estado. Para a área da Educação, o pagamento será retroativo a janeiro deste ano. O reajuste equivale à inflação registrada no ano de 2021 e medida pelo IPCA. O impacto financeiro será de R$ 4,54 bilhões por ano.

Suspensos
As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) não terão expediente nos dias 28 de fevereiro, além dos dias 1º e 2 de março, em razão do Carnaval. Os atendimentos em todas as unidades serão retomados na quinta-feira, 3.  Os atendimentos são realizados somente com agendamento prévio, feito gratuitamente nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG (www.mg.gov.br) e aplicativo MG App Cidadão. Diversos serviços prestados nas unidades também estão disponíveis em formato virtual nestes canais e nas páginas dos órgãos responsáveis.