O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais iniciou em São Sebastião do Paraíso mais uma edição da operação "Alerta Verde". A iniciativa visa reduzir as ocorrências de incêndios com vistorias em áreas de vegetação e fiscalização de lotes vagos. O trabalho acontece como foi realizado ano passado, e está sendo desenvolvido em outras unidades dos bombeiros, em todo o Estado de Minas Gerais.
Em São Sebastião do Paraíso as vistorias começaram no dia 1º de março em áreas verdes e lotes vagos no perímetro urbano. A atenção está sendo redobrada, principalmente em locais de maiores reincidências de incêndios registrados nos últimos anos. Também estão sendo fiscalizadas as áreas com risco de continuidade em matas nativas, mananciais e de preservação permanente. Posteriormente serão vistoriados os bairros com maiores presenças de lotes vagos e de expansão urbana.
A primeira fase ocorrerá durante todo o mês de março no perímetro urbano. “O objetivo é de reduzir os incêndios em nossa região e mostrar aos municípios a importância da fiscalização dos lotes vagos na prevenção aos incêndios e conseqüentemente a conscientização da população em relação aos prejuízos que as queimadas causam ao meio ambiente e a saúde das pessoas” relata o comandante do 2º Pelotão BM, tenente BM Monteiro.
Na sexta-feira, 4, no período da manhã bombeiros verificavam uma área na Avenida Zezé Amaral e se deparam com início de incêndio em entulho com risco de atingir mata nativa no bairro São José. As chamas foram debeladas e o fogo extinto.
Os lotes vagos com potencial risco de incêndio, como vegetação alta, presença de lixo, entulho, sucatas, madeiras e pneus velhos, identificados em vistorias pelos bombeiros, constaram em boletins de ocorrência e serão encaminhados à Vigilância Sanitária.
Caberá ao órgão municipal decidir se os proprietários se for o caso, serão notificados para fazerem as manutenções e limpezas nos terrenos de acordo com a legislação municipal.
O 2º Pelotão BM ressalta a importância da conscientização da população em relação as queimadas. A orientação aos proprietários e responsáveis para manterem os lotes vagos limpos e carpidos, sem a presença de lixo, entulho, móveis usados ou pneus velhos.
A observação deste conjunto de medidas ajudará no combate de doenças como a dengue e a proliferação de animais peçonhentos como cobras e insetos.