CURTAS EDIÇÃO 2589

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 06-03-2022 02:47 | 389
Foto: Reprodução

Com a barriga
Quarta-feira, 3 de março, completaram-se 52 anos da inauguração da Praça de Esportes Castelo Branco. Não houve motivo para comemorações. Quem a conheceu em plena atividade, seja na parte esportiva com suas piscinas e quadras repletas, sauna movimentada, ou nos eventos sociais realizados no ginásio de esportes, teve sim motivo para entristecer-se. A Praça de Esportes foi para o vinagre, dada de mãos beijadas para o SESC que não demonstra vontade verdadeira, em construir e manter sua unidade em Paraíso. Tem é empurrado com a barriga.

UTI Covid
A decisão do Governo de Minas de cancelar o pagamento de UTI’s covid a responsabilidade passa a ser do Município. Levantamentos iniciais dão conta de que serão gastos ao menos R$ 21 mil/mês para cada leito mantido em funcionamento. Com isso deixam de existir os leitos exclusivos para o tratamento da doença. Os pacientes serão mantidos como os demais, desde que haja um isolamento mínimo com objetivo de não propagar o coronavírus dentro da unidade hospitalar, leia-se Santa Casa. Os municípios serão responsáveis pela regulação e custeio dos leitos ocupados para este tipo de tratamento.

Incerteza
O prefeito Marcelo Morais disse que a situação é de incerteza e que não há garantias para o Município bancar o serviço. Afirmou que em março consegue fazer o atendimento, mantendo até três leitos. Depois a partir de abril, não haverá mais dinheiro. Adiantou que será preciso buscar alternativas mesmo sem saber os índices de contágio. A situação se agrava pelo fato de Paraíso ser referência para cidades menores da microrregião e o atendimento será regrado. A preocupação já externada pelo prefeito é não deixar a população ficar sem assistência de tudo ou de nada.  Já se estuda outras formas de levantar recursos e garantir a prestação de serviço para a população.

Pesar
O presidente do diretório municipal do Partido Social Cristão (PSC) em São Sebastião do Paraíso, vereador Marcos Antônio Vitorino é o autor de uma nota de pesar referente ao conflito bélico entre a Rússia e a Ucrânia iniciado há mais de 10 dias. Em nota em nome do partido, Marcão se manifestou. “Como defensores da vida, desde a concepção, nos posicionamos na defesa de soluções diplomáticas, pacíficas e não beligerantes. E em respeito à soberania de ambos os países e entendendo que a guerra nunca é uma solução, oramos a Deus pela paz, e que o Senhor dos Exércitos acalente os corações dos lideres destas duas nações”, diz o comunicado.

Retomando
Depois da folga de carnaval, que não teve nada de folia, a Câmara de São Sebastião do Paraíso retoma seus trabalhos com a realização da Sessão Ordinária, na segunda-feira,17. Até então, na ordem do dia a pauta está tranquila, mas é por volta das 14 horas de segunda que costumam surgir as novidades com  debate sobre a pauta do dia. Como este é um ano eleitoral a maioria das proposições mais importantes são debatidas neste momento. Apenas os casos emergentes é que ficam para o segundo momento.

Esquentou
Questão vinda de bastidores entre vereadores em Paraíso acabou ganhando as redes sociais com trocas de farpas, nesta semana. Observadores acreditam já ser o início de uma disputa interna para a sucessão da presidência que deverá ocorrer no final do ano. Questões como quem trabalha aos sábados, quem não frequenta reuniões de pauta, quem fica “boiando” com algumas pautas e projetos em debate foram lançados à tona.

Similar
Está em análise pelo Senado um projeto (PL 5/2022) que proíbe, a fabricação, o comércio, o transporte, o manuseio e o uso de fogos de artifício que produzam estampidos. O autor, senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), justifica que o barulho causado pelos fogos prejudica a saúde de crianças, idosos e pessoas com deficiência e animais. Segundo ele, os ruídos podem alcançar de 150 a 175 decibéis, contudo, o limite suportado pelo ser humano é de 120 a 140 decibéis. A proposta é similar a um projeto também debatido na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso e que tem o mesmo teor.

Vacinação adiada
Em comunicado divulgado na manhã de sexta-feira, 4, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso informa que a vacinação contra a covid-19 que estava marcada para ocorrer na manhã deste sábado,5, foi cancelada. A justificativa é de que a Regional de Saúde está regularizando a distribuição das doses e a expectativa é de que a situação seja normalizada na próxima semana. Por enquanto está mantido o Drive Thru marcado para o próximo dia 8 de março, quando haverá vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade no plenário da Câmara Municipal. Neste caso o atendimento será de 9 às 16 horas sendo necessário levar o cartão de vacina e documento autorizativo assinado pelos pais e responsáveis.

Cooxupé
A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda.), apresentou na sexta-feira, 4, o balanço do recebimento e embarques de café realizado ano passado. Segundo divulgado os índices ficaram dentro do esperado e o resultado foi favorável mesmo diante de vários desafios enfrentados ao longo de 2.021. O clima com altas temperaturas, falta de chuva e até mesmo geada além dos problemas na logística marítima foram os transtornos enfrentados. No entanto, a fiel participação do cooperado junto à Cooxupé refletiu positivamente nas expectativas quanto ao recebimento.

Balanço
Somente dos produtores associados, a cooperativa recebeu 4,5 milhões de sacas de café verde, do tipo arábica. Já o recebimento total, que inclui terceiros, foi de 5,6 milhões de sacas. Os embarques representaram tanto para o mercado interno quanto para o externo o envio de 6,037 milhões de sacas. Das quais 4,9 mi foram para as exportações diretas, atendendo clientes em 50 países. Os resultados também estão dentro do esperado, após uma revisão das metas. O presidente da cooperativa, Carlos Augusto R. de Melo disse que “é  muito importante, pois, destacar que a cooperativa supera desafios e alcança resultados ao contar com a fidelidade e confiança dos cooperados”, define.