CURTAS EDIÇÃO 2590

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 09-03-2022 09:11 | 2275
Foto: Reprodução

Honras
A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos recebeu as honras da casa e em nome de todas as mulheres que atuam no Legislativo ganhou os parabéns na véspera do Dia Internacional das Mulheres. Ela agradeceu os cumprimentos e falou de sua alegria em vivenciar este momento destacando a força das mães, e esposas. Lamentou que dos 30% destinados as vagas para mulheres nos partidos nem sempre todas são preenchidas por quem realmente defende os interesses femininos e que parte das vagas são apenas figurativas, sendo ocupadas em parte por quem empresta o nome. As conquistas vão ocorrendo de forma gradativa.

Comparações
O vereador Vinício Scarano Pedroso destacou que das 81 vagas existentes no Senado, apenas sete são ocupadas por mulheres. Nos 853 municípios mineiros, apenas 68 são prefeitas e de 8.438 vereadores, somente 940 são do sexo feminino. Se considerar que 52% dos eleitorado brasileiro são mulheres, o direcionamento dos votos femininos seria o suficiente para eleger um grande número de senadoras, deputadas, governadoras, prefeitas e vereadores. O processo é evolutivo e as conquistas jamais devem ser deixadas de lado. Cabe ressaltar sim as conquistas para o equilíbrio de parte a parte.

SESC
A situação das obras no SESC (Serviço Social do Comércio) em São Sebastião do Paraíso vai ficando cada vez mais difícil de se tornar realidade. Por mais que haja torcida para que de fato se concretize, os projetos que estão no papel, não conseguem ganhar a prática. Por isso é cada vez mais triste o que se vê com o abandono das instalações da Praça de Esportes Castelo Branco. Mesmo com a cláusula retroativa sendo acionada, vai ser preciso que o ressarcimento à comunidade paraisense abranja as construções do que estava pronto e funcionando, seja as quadras, piscinas e outras instalações.

Líder x Presidente
O vereador Marcos Antônio Vitorino, aos poucos vai assumindo uma postura diferente na Câmara. Para quem esteve discreto no primeiro ano de mandato, neste segundo momento, tem adotado outro posicionamento. O tom do discurso em defesa do Executivo denota que poderia ser ele o líder do Executivo cargo que ficou vago em 2021. Como neste ano ao final da temporada haverá eleição para presidente da Casa, há indícios de que ele poderá ser um dos candidatos. 

Músicos
O vereador Juliano Carlos Reis, o Biju, defendeu e cobrou que a lei que prevê o apoio e incentivo aos músicos para que se apresentem em feiras livres e outros espaços públicos, seja de fato colocada em prática, e pode ganhar eco no projeto Praça Viva. A intenção da proposta defendida pelo vereador vem ao encontro com o que a Prefeitura e a Associação Comercial e Industrial também estão implementando em abrir espaço para eventos culturais, artísticos nos bairros. Já existem pontos estratégicos onde os artistas podem se apresentar e se de fato as práticas forem exercitadas o setor só terá a ganhar em todos os sentidos.

Extensão
Nesta quarta-feira,9 de março, acontece às 16 horas no distrito de Guardinha o evento promovido pela Prefeitura referente a implantação do atendimento da EAP (Equipe de Atenção Primária) na Unidade de Saúde da Família junto a comunidade. Em caráter de funcionamento modelo, o serviço passará a atender no período de 7 às 22 horas, quando antes era até às 16 horas. Com isso possibilitará que as pessoas que vão ao trabalho possam ser atendidas em consultas básicas em horário estendido. O modelo poderá ser aplicado em outra unidade do município após o período experimental. A iniciativa é mais um avanço no atendimento de saúde adotada pela administração de Paraíso.

Aplicativo
O Projeto de Lei que prevê a regulamentação do serviço de transporte público por aplicativo continua tramitando na Câmara Municipal. A proposição foi feita ano passado pelo Executivo e segue em análise nas comissões temáticas da casa. Nesta semana o prefeito Marcelo Morais comentou que já fez a sua parte sobre a questão e que aguarda definição dos vereadores para dar andamento à legislação. No entanto, no Legislativo o assunto está pendente aguardando resposta da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes. Poderpa ter uma definição nos próximos dias permitindo que haja a votação do projeto o mais breve possível.

Notificações
O presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro solicitou via ofício que a Prefeitura informe de maneira oficial quantas notificações já foram feitas a respeito de terrenos sujos existentes na cidade. Reclamações têm chegado aos montes aos vereadores que têm passado as reivindicações e reclamações sobre as áreas e terrenos sujos para a Prefeitura. O Município disse que intensificou as ações de fiscalização nas últimas semanas no sentido de cobrar os donos de terrenos. Dependendo da quantidade de notificações há o aumento ou não das arrecadações. No entanto, o que interessa mesmo é se os terrenos estão sendo limpos pelos proprietários ou pela municipalidade que deve cobrar dos infratores da legislação.

Sujeira e poluição visual
Sobre terrenos sujos a fiscalização urbana da Prefeitura não precisará ir longe. Poderia começar nas imediações da Câmara, onde a braquiária anda alta ao longo da Av. Dr. José Brandão Filho e adjacências. Em se falando em fiscalização, lamentavelmente há algumas questões que não são solucionadas, por exemplo, os fios de empresas da área de comunicação soltos, pendendo em vias públicas. Na rua Tabajara Pedroso já está fazendo aniversário. Enfeiam e causam poluição visual, além de outros inconvenientes como foco de animais peçonhentos, cidade afora ...

Aulas
Algumas escolas estaduais em São Sebastião do Paraíso não tiveram aula na terça-feira,8. Os estudantes foram dispensados em função de que os educadores realizaram um manifesto reivindicando o pagamento do valor do novo piso salarial da categoria. Como o governo estadual ainda não se manifestou oficialmente sobre a questão, o sindicato da categoria já deu o alerta do que pode vir nos próximos dias, não sendo descartada a possibilidade de novas paralisações e até mesmo uma greve. Coincidentemente isso acontece em ano eleitoral, depois de um período de dois anos em que foi decretada uma pandemia. Também neste tempo é o período em que reclama-se não ter havido nenhum reajustes no ganho real dos trabalhadores do ensino. Bem, mas o que dizer da era Pimentel ?

103 anos
A Associação Atlética Paraisense inaugurou idade nova na casa dos 103 anos no início do mês. A festiva foi realizada no Estádio Comendador João Alves, com a realização de partidas amistosas com equipes de base tendo como adversário a Caldense. A atual diretoria vem realizando um trabalho intenso de manutenção do campo e demais instalações com o pensamento de no futuro poder retornar as competições profissionais. O vereador Sérgio Aparecido Gomes solicitou e foi aprovado na Câmara Municipal uma moção de parabenização para a equipe que tem histórico de grandes alegrias para a comunidade local escrevendo o nome da “Verdona” nos anais da história do esporte e do futebol de Minas Gerais.