PARLAMENTO JOVEM

Adolescentes ocupam Plenário para Lançamento Oficial do Parlamento Jovem 2022 em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Política | 16-03-2022 10:21 | 783
Foto: ASSCAM

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, através da Escola do Legislativo, realizou o Lançamento Oficial do Parlamento Jovem 2022 durante a sessão ordinária nessa segunda-feira (14). Autoridades, vereadores e dezenas de estudantes falaram sobre a educação cidadã e sobre o tema deste ano: “Saúde Mental do Jovem”.

A Mesa de Honra foi composta pelo presidente da Câmara Lisandro José Monteiro (SD), o prefeito Marcelo Morais, o vice-prefeito Daniel Tales de Oliveira, a superintendente regional de Ensino Maísa Barreto e Daiane Arantes Oliveira, que representou o Centro da Atenção Psicossocial - CAPS municipal; além do vice-presidente Marcos Vitorino (PSC) e do secretário Luiz de Paula (PP).

Convidados ressaltam importância de se debater saúde mental no contexto atual
Marcelo Morais considerou oportuno debater educação e também a saúde mental do jovem em um momento de pós-pandemia. “Vocês vão perceber que o assunto é o que todos nós estamos vivenciando, principalmente na Secretaria Municipal de Saúde hoje em dia. A gente vê hoje as pessoas doentes psicologicamente, procurando medicações cada vez mais fortes para saber lidar com problemas que, antigamente, eram coisas corriqueiras e hoje fazem um estrago enorme na cabeça das pessoas”.

O prefeito também falou que há um distanciamento da população com a política e aconselhou os estudantes a encararem o Parlamento Jovem como uma oportunidade para trazer novos alunos para o projeto e também fomentar o debate nas escolas. “Quem sabe, daqui a um tempo, vocês não estarão sentados nessas cadeiras [dos vereadores], onde está representada a essência principal do povo de São Sebastião do Paraíso. A grande sacada do PJ é fomentar o assunto ao seu redor; em um churrasco quando for conversar sobre política ou outro assunto, você vai dominar muito mais sobre aquilo que está vivenciando na sua cidade”, disse.

Maísa Barreto reforçou a relevância do tema em um contexto de retorno 100% presen-cial das aulas nas escolas estaduais. “Estamos vivenciando muitas situações preocupantes com os jovens que querem um retorno, mas estão com dificuldade de permanecer na escola, de permanecer o tempo todo em sala de aula. É urgente e necessário que esse tema seja discutido por todos”. Ela também ressaltou o apoio da Superintendência Regional de Ensino ao projeto: “ele vai fazer com que os jovens conheçam melhor a realidade, discutam problemas sociais sérios da nossa comunidade, ajudem o município a resolver problemas e levem a principal mensagem de que devemos sim participar da política da nossa cidade, do nosso estado do nosso país, pois são os jovens que estão nas escolas hoje que serão nossos futuros vereadores, prefeitos, deputados e presidentes”.

Daiane Oliveira representou a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Infantil) – CAPS Girassol, que ministrará as oficinas de formação temática aos jovens durante o projeto. Ela ressaltou que a saúde mental é cada vez mais falada no cotidina, e deve ser cada vez mais valorizada. “Quando vemos os jovens tão próximos da política, ficamos muito felizes porque saúde mental e política são inseparáveis. Falar sobre saúde mental é falar da defesa do SUS e do investimento na rede psicossocial”. Ela também pontuou o desejo por mais representação feminina na política e mais cadeiras ocupadas por mulheres na Câmara Municipal.

Importância do Parlamento Jovem e do engajamento político é destacada pelos presentes
O vice-prefeito Daniel Tales se dirigiu aos jovens para falar que política vai muito além de tirar seu título de eleitor para votar nas eleições. “Política é representar aquilo que vocês acreditam, é querer fazer diferente pela sua sociedade, trazer melhorias para onde você vive. Depende de nós fazer diferente e ser algo a mais. Façam a política, conversem em casa, com a família, com os colegas... Façam valer a pena”. Também fizeram uso da palavra o coordenador municipal do Parlamento Jovem, Jian da Silva, e o ex-coordenador do projeto até 2018, Rafael Flávio da Silveira. Rafael representou todos os ex-coordenadores e apoiadores do projeto desde sua implantação na cidade, em 2014. Todos receberão Moção de Parabenização pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

O servidor Jian afirmou a felicidade da Escola do Legislativo em retomar o projeto, que ficou paralisado em 2020 e 2021 devido à pandemia e destacou: “mais do que discutir, o PJ esclarece, constrói e empodera”, convidando todos para a primeira oficina de formação política, que ocorre nesta quarta-feira (16), às 18h30. Rafael Flávio da Silveira falou sobre a grandiosidade do projeto Parlamento Jovem de Minas: “ é um dos maiores projetos de formação política do mundo e, talvez, uma das poucas iniciativas que reúne tantos jovens para discutir um tema relevante a cada ano, que é escolhido pelo próprio jovem; é algo feito do jovem para o jovem”.

Ele também frisou a importância do envolvimento de todos, sociedade e vereadores, no projeto, falou que a intenção é transpor os muros da Câmara Municipal e incentivar no jovem o desejo de se engajar politicamente. “É preciso acreditar no jovem, muitos precisam apenas de um empurrãozinho para voar”.

Rafael citou ainda importantes casos de protagonismo jovem de ex-alunos do Parlamento Jovem de São Sebastião do Paraíso a nível municipal, regional, estadual e até federal, com participação no Parlamento Jovem Brasileiro. Inclusive, com a disputa de eleições para o cargo de vereador, em que um egresso do PJ ocupa hoje a primeira suplência de seu partido.

Todos os vereadores também destacaram a importância da participação do jovem na política e a relevância do tema que será debatido: Vinicio Scarano (CIDADANIA), Pedro Delfante (PL), Sergio Gomes (PTB), Cidinha Cerize (PSDB), Luiz de Paula (PP), José Luiz das Graças (PRB), Marcos Vitorino (PSC), Toninho Picirilo (PSL), Juliano Reis (PP) e Lisandro Monteiro (SD). Ao final, os alunos também tiveram a oportunidade de subir na Tribuna e falar suas visões e opiniões sobre a saúde mental do jovem e a participação do jovem na política.
(por Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal).