MEIO AMBIENTE

Bombeiros iniciam projeto de combate a queimadas em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 16-03-2022 10:22 | 1017
Nos últimos anos tem crescido na região a incidência de incêndios no perímetro urbano e zona rural dos municípios
Nos últimos anos tem crescido na região a incidência de incêndios no perímetro urbano e zona rural dos municípios Foto: Divulgação

O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, em São Sebastião do Paraíso, inicia nesta semana o projeto de prevenção contra queimadas e conscientização dos seus malefícios. A implantação do projeto tem a parceria com a Prefeitura e contará também com apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Somente nos últimos 24 meses foram atendidas mais de 850 ocorrências relacionadas a queimadas em Paraíso.

A reunião para início da implantação do projeto ocorreu na segunda-feira, 14, na Secretaria de Meio Ambiente do município. O objetivo principal do projeto é de reduzir os focos de incêndio no perímetro urbano, na zona rural. A iniciativa visa também promover a conscientização da população sobre os prejuízos que as queimadas causam no meio ambiente e na saúde das pessoas. O trabalho tem a parceria com o Senar que ficará responsável por ministrar curso voluntário de “brigadista florestal”.

Conforme levantamentos divulgados pelo Corpo de Bombeiros somente nos anos de 2020 e 2021 foram registrados 853 incêndios atendidos pela corporação.

Os números abrangem o município paraisense e ainda cidades vizinhas atendidas pela corporação.

Os trabalhos estão sendo alinhados entre os órgãos e serão desenvolvidos nos próximos meses, como produção e impressão de panfletos com dicas preventivas contra queimadas. Também está prevista a realização de reuniões com líderes das comunidades rurais, bem como a realização de palestras. Ainda está prevista a ocorrência de oficinas, cursos, entre outras atividades.

A intenção é de futuramente expandir a parceria do projeto. A proposta é de levar as ações e promover o trabalho de prevenção e conscientização para outros municípios que compõem a área de abrangência do 2º Pelotão BM. A expectativa é de que a iniciativa seja desenvolvida em cidades como Itamogi, Monte Santo de Minas, Jacuí, Pratápolis e São Tomás de Aquino.