CURTAS EDIÇÃO 2593

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 19-03-2022 07:26 | 2238
Foto: Reprodução

SESC em Paraíso
O Jornal do Sudoeste em algumas edições publicou alertas recebidos de uma funcionária do SESC-MG que trabalhava em Belo Horizonte, de que a unidade em Paraíso poderá não sair do papel. As informações sempre foram ricas em detalhes. Embora não mais trabalhe na instituição, a ex-funcionária novamente entrou em contato com o “JS” nesta semana. “Lamentável o descaso que o SESC está fazendo em sua cidade. Mais uma confirmação do que eu havia dito estava certo. Infelizmente este ano é de eleição no Fecomércio-MG 2022-2026, e as obras não irão sair do papel mesmo. Fica a sugestão para que Executivo e Legislativo ajam muito rápido, pois dependendo do resultado das eleições do Sistema Fecomércio-M deste ano, a cidade vai ser surpreendida pela desistência do SESC, como cidades que tiveram suas unidades fechadas, ou vai se empurrar ainda mais com a barriga”, disse em sua mensagem.

“Enquanto podem”
Concluiu que “o que se pode esperar com certeza é que o apoio da cidade e região será uma moeda de troca nesta eleição. Lamento ter estado certo todo este tempo, mas infelizmente as conversas de corredor enquanto estava no SESC já indicavam este resultado. Senhores representantes do povo de São Sebastião do Paraíso, é hora de tomarem uma ação enquanto podem ter a quem responsabilizar por esta situação”, conclui em sua mensagem ao Jornal do Sudoeste.

Itinerantes
O presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, Lisandro José Monteiro, adiantou que pretende retornar com a realização das sessões itinerantes, possivelmente no próximo mês. É mais uma forma do Legislativo aproximar-se do cidadão indo até os bairros para ouvir as reivindicações e verificar de perto as necessidades da população. Por conta das restrições da pandemia este tipo de atuação estava suspenso e agora com o controle da doença e também com as flexibilizações o atendimento será retomado devendo atender não somente o perímetro urbano, mas também os distritos e algumas comunidades rurais, é o pensamento.

Novidade
Durante a sessão ordinária de segunda-feira,14, o presidente Lisandro Monteiro já deu uma espécie de “spoiler” para os trabalhos das sessões itinerantes deste ano. Além de ouvir reclamações e sugestões das comunidades, a Câmara também deverá promover lazer e interatividade. Uma das propostas é a realização de uma aula de zumba no encerramento dos trabalhos nos locais onde houver o atendimento dos vereadores. Em outras palavras, diga-se de passagem será uma verdadeira comunidade ativa. Alguns vereadores já se comprometeram em participar das aulas, pois, já estão acostumados com o bailado.

Audiência Pública
A Câmara Municipal de Paraíso realizará na próxima segunda-feira, dia 21 de março mais uma Audiência Pública, a partir das 18 horas. Estará em debate a abertura de crédito adicional especial ao orçamento do município, até o valor de R$ 450 mil. A iniciativa tem por objetivo repassar os recursos oriundos de emendas parlamentares para o Asilo São Vicente de Paulo e também para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. O evento também será transmitido ela TV Câmara no Facebook.

Inauguração
Já se fala na data de 28 de março, a data da inauguração do novo espaço dedicado para atendimento da Saúde em São Sebastião do Paraíso. O prédio da avenida Wenceslau Brás, antigo salão do Santa Terra Eventos, está com suas obras em fase de finalização. A montagem das salas de atendimento, recepção e outras repartições estão bastante adiantadas. O local vai concentrar além do Ambulatório Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e os serviços relacionados a Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e controle de exames em geral. Pelo padrão de qualidade que está sendo implantado, há quem diga ser coisa de outro mundo, de atendimento particular, no setor público. A comunidade assistida aguarda com expectativa pelo funcionamento dos serviços nas novas instalações.

Repescagem
Neste sábado, 19 de março tem vacinação infantil contra a covid-19 em São Sebastião do Paraíso e é dia de repescagem. Conforme comunicado da Prefeitura serão atendidas crianças com idade entre 5 e 11 anos. A vacinação acontecerá no plenário da Câmara, localizada na Avenida José de Oliveira Brandão Filho, no Jardim Mediterranèe. É necessária a apresentação de documento de identificação com foto, cartão de vacina e autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Vacinas
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), iniciou a distribuição desde a quinta-feira (17/3) de mais 159.580 doses de vacinas contra a covid-19 da Pfizer pediátrica. O quantitativo é destinado à aplicação de segunda dose (D2) em crianças com idade entre 5 e 11 anos. Este é o 95º lote de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde. A Diretoria Regional de Saúde de Passos deverá retirar os imunizantes na próxima quarta-feira, 23, em Belo Horizonte, na Central de Frios do Estado, que será entregue em seguida para os municípios. Está previsto para São Sebastião do Paraíso o envio de cerca de 430 doses desta vacina.

Dois casos
Apesar da redução na quantidade de notificações, de casos confirmados e também por pelo menos dois dias não ter havido pessoas internadas, ainda sim nesta semana foram registradas na cidade duas mortes por covid-19. A situação de momento é bem melhor da que foi registrada há um ano, quando a vacinação da população estava apenas começando. Além de grande número de óbitos, havia também superlotação na Santa Casa. Com os novos tempos, já se fala no fechamento do Centro Covid e houve a flexibilização do uso de máscaras, que não é mais obrigatório em locais abertos. Contudo, fica o alerta de que a pandemia não acabou e os cuidados e protocolos de segurança devem ser seguidos e à risca.

Escassez
Uma distribuidora de gás em São Sebastião do Paraíso (GASBEL GAS PARAISO) divulgou comunicado alertando a população para o risco da falta do produto na cidade. O alerta faz menção ao momento delicado que o setor vai enfrentar em relação a venda de gás de cozinha. Além do consumo doméstico, muitas empresas utilizam deste material. A falta de vasilhames e dificuldades de abastecimento por parte da Petrobras são alguns dos problemas enfrentados pelas distribuidoras. No final do anunciado é recomendado que as pessoas na medida do possível mantenham botijões sempre cheios e estejam preparados para uma possível falta no fornecimento do produto. Diante do quadro, já não basta pagar caro, um a vez que não há garantias de que haverá gás para todos.

Em greve
O movimento de greve nas escolas estaduais de São Sebastião do Paraíso se intensificaram nos últimos dias com o aumento da adesão dos profissionais do setor. Conforme anunciado, de acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute- MG), das 38 escolas pertencentes a Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, 24 estão total ou parcialmente paralisadas. A principal reivindicação da categoria é o cumprimento do piso salarial profissional nacional em Minas Gerais, que atualmente é de R$ 3.845,63 após o reajuste de 33,24% anunciada pelo Governo Federal em fevereiro deste ano. 

Telefonia
Um dos problemas que afligem muito a população em São Tomás de Aquino ganhou nesta semana a perspectiva de ter uma melhoria ou solução. Lideranças da cidade estiveram em reunião com diretores da operadora Vivo quando foi relatada a situação existente na cidade com o sinal que não cobre boa parte da extensão do município. A boa nova é que ficou acertado que a reivindicação para a melhoria será encaminhada e que em breve haverá uma resposta para a questão. Além do prefeito Daniel Ferreira participaram da reunião com o superintendente da Vivo em Minas, Ricardo Mascarenhas, o presidente da Câmara, André Eduardo de Carvalho e controlador do Município, João Paulo Moura.