CURTAS EDIÇÃO 2594

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 23-03-2022 07:08 | 2443
Foto: Reprodução

Festas
O vereador Antônio Cesar Picirillo enviou indicação ao prefeito Marcelo Morais solicitado providências no sentido de se organizar a festa do Dia do Trabalhador, em 1º de Maio. De igual forma o vereador Pedro Sérgio Delfante, pediu que sejam iniciados preparativos para a realização da Festa da Congada, no distrito da Guardinha, no final de maio. Ambos os eventos deixaram de ocorrer nos dois últimos anos em virtude das restrições da covid-19. Agora como a situação está menos crítica é possível que se tenha alguma festividade nestas duas ocasiões.

Baú
E tem muita gente lamentando não estar sendo possível fazer visitas ao Morro do Baú. O local conhecido como um dos cartões postais da cidade, onde foi instalado um mirante e instalada uma imagem do Cristo Redentor, é também apontada como uma das 7 Maravilhas de São Sebastião do Paraíso. O espaço segundo consta está sendo alvo de uma disputa judicial. Até que se resolva a pendenga o espaço está fechado, exceto para a criação de cães. Nem mesmo a via sacra feita pelos fiéis da Paróquia de Nossa Senhora de Sion, na manhã de sexta-feira da Paixão, está podendo ser celebrada no local.

Conselho reestruturado
Depois de ser aprovado na Câmara Municipal, o projeto que reestrutura Conselho Municipal de Saúde foi sancionado pelo chefe do Executivo, leia-se prefeito Marcelo Morais. Segundo consta, o objetivo era adequar a existência e funcionamento do mesmo, criado há 15 anos. O projeto de lei traz informações como as competências, a composição e a estrutura do conselho. Durante tramitação na Casa Legislativa, o projeto recebeu emendas da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação e da Comissão de Educação e Saúde. Na nova composição o conselho terá participação mista com representantes do setor da saúde, Legislativo, dos hospitais, prestadores de serviços, profissionais da área, trabalhadores, usuários, meios de comunicação e outros segmentos. 

Debates
A Câmara Municipal de Paraíso realizou na segunda-feira, 21, audiência pública para debater sobre o Projeto de Lei nº 5260, de autoria do Poder Executivo que visa autorizar a abertura de crédito adicional especial até o valor de R$ 450 mil. O crédito especial segundo justificativa, será usado para despesas que não estavam previstas no orçamento municipal. O recurso é oriundo de emendas parlamentares transferidas pelo Governo Federal para o Município e são destinadas a instituições sociais, beneficiando o Asilo São Vicente de Paulo e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. Além disso, o projeto de lei também autoriza a suplementação do crédito adicional especial aberta, ou seja, o aumento dele, em até 40% do montante original.

Apresentação
É nesta quinta-feira, 24 de março que acontece a apresentação oficial da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso, a Acissp. O grupo  assumiu os trabalhos na entidade em janeiro deste ano e vem trabalhando com afinco e dedicação. Também serão conhecidas as integrantes da diretoria do núcleo Acissp Mulher. Os participantes poderão acompanhar ainda uma palestra com a empresária Tania Rezende que abordará o tema “Empreendedorismo feminino e os desafios da gestão humanizada”.

Welling em Jacui

A Câmara de Jacuí começou a debater o Projeto de Lei nº 1.981, datado de 3 de março de 2022. A iniciativa reconhece o wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no município. A atividade consiste na realização de manobras e acrobacias sobre duas rodas. O esporte se baseia no controle e equilíbrio da moto. A prática deve ser desenvolvida em local próprio destinado a esta finalidade. O assunto dividiu a opinião pública onde grande parte discordou e defende que há outras prioridades a serem debatidas e criadas para a cidade.

Em Paraíso
Coincidência, ou não, projeto de igual teor tendo o wheelig como atividade esportiva e visando designar um local próprio para a prática começou a tramitar no Legislativo paraisense, autoria do vereador Juliano Reis (Biju). Os discursos foram empolgados em defesa da atividade sendo projetado como forma de incrementar outras áreas como o turismo e toda a sua cadeia como o comércio nas suas mais diferentes vertentes. Ao que tudo indica, pelo menos por aqui em São Sebastião do Paraíso não haverá resistência e o projeto caminha fácil para ser aprovado nas próximas semanas.

Inscrições
Depois de um trabalho interessante realizado nas escolas de Paraíso a equipe de coordenação do projeto Parlamento Jovem se surpreendeu com interesse dos estudantes em participarem do projeto. Foram mais de 230 inscritos o que dá para se ter uma ideia do quanto o assunto tem atraído os estudantes. Logicamente que a coordenação local do projeto tem ciência de que nem todos vão conseguir participar, mas o resultado inicial já demonstra que há espaço para crescer. Depois de praticamente dois anos sem participar do PJ devido as limitações da pandemia, o município paraisense retoma o projeto com força total. O tema a ser debatido neste ano é: ‘Saúde Mental do Jovem’.  Para a discussão mais aprofundada, foram definidos os seguintes subtemas: “Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental”.

Alerta
Mesmo com a realização de três mutirões de limpeza em três diferentes regiões da cidade, sendo São Judas, Muschioni, bairro Nossa Senhora Aparecida e suas respectivas adjacências, a situação da dengue continua preocupante em Paraíso. De acordo com o coordenador do Controle de Zoonose, Luciano Santana apesar das ações terem apresentado resultados positivos é preciso mais cooperação das pessoas da comunidade. Ele lamentou que equipes de campo têm encontrado muitos focos do mosquito aedes aegypti. Muitas pessoas não querem colaborar om as ações realizadas, por fim ele alerta que a população precisa se envolver nesta luta, porque somente com a união de esforços será possível acabar com a doença.

Educação no trânsito
A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Paraíso deu início nesta semana ao projeto “Educando para os Trânsito”, desenvolvido com os alunos do quarto ano do ensino fundamental das escolas municipais. Ao todo são 34 turmas atendidas no município e entre os temas trabalhado estão regras de segurança para pedestres e ciclistas, uso do cinto de segurança, entre outros. O objetivo do projeto é formar cidadãos que respeitem as leis, o próximo, e não se envolvam em “acidentes” de trânsito. Ao final do projeto será realizada uma formatura com os alunos que participaram deste que é um importante programa de formação cidadão.