LIDERANÇA

Mulheres ocupam 57% dos cargos de liderança no setor administrativo e financeiro da Rede Tonin

Vice-presidente da empresa também é uma mulher, Elisa Tonin, que deve assumir a cadeira da presidência em breve
Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-03-2022 09:57 | 1915
Elisa Tonin, vice-presidente da Rede Tonin e a gestora de comunicação estratégica, Cleide Prates
Elisa Tonin, vice-presidente da Rede Tonin e a gestora de comunicação estratégica, Cleide Prates Foto: Divulgação

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Rede Tonin, comemora a evolução das mulheres em seu quadro de colaboradores. Em um departamento que por muito tempo foi ocupado em sua maioria por homens, o administrativo-financeiro, hoje elas já são maioria e ocupam 57% dos cargos de liderança.

Um exemplo dessa representatividade feminina é Cleide Prates. Ela entrou na empresa como estagiária do Departamento de Vendas e Marketing, em um programa que deveria ter a duração de dois anos. Mas devido à sua performance no trabalho, em seis meses foi efetivada.

Natural de Jacuí, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, formou-se em Contabilidade, mas a oportunidade que teve no Tonin a levou a continuar os estudos em outras áreas. “Fui uma das responsáveis pela criação e estruturação do Departamento de Marketing dentro da empresa, participei de todos os processos de evolução, inclusive da grande reviravolta da transformação digital”, explica.

Dos 60 anos de existência da Rede, um terço foi com a colaboração de Cleide. Atualmente, ela é gestora da Comunicação Estratégica da empresa, setor que engloba várias áreas como SAC, Marketing, E-commerce/Aplicativos, Trade, CRM, Endomarketing. Além de oito colaboradores internos sob sua coordenação, ela é a interface com os prestadores de serviços: assessoria de imprensa e agência de publicidade.

Mãe, esposa e apaixonada pelo que faz, Cleide não para de estudar. Já concluiu o curso de Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), fez vários outros cursos ao longo da carreira e agora vai iniciar a formação em Experiência do Cliente, também pela FGV. Em poucas palavras, Cleide resume a sua trajetória profissional com muito orgulho e incentiva outras mulheres a lutarem pelo que acreditam:

“Tudo começou quando passei a ocupar uma vaga de estágio no Departamento de Vendas e Marketing e em 2022 completo 20 anos de trabalho. Gosto de desafios. Foco, dedicação, determinação, gratidão, propósito são palavras que me definem. Muitos foram os momentos de aprendizado, superação e inúmeras conquistas. Me considero estar em constante processo de aprendizado. O que tem por trás de um profissional? A família, minha base, meu alicerce e de onde vem os meus valores. Onde aprendi que é preciso correr atrás porque nada vem de graça.  Trabalhe em empresas que tenha os mesmos valores que os seus”, conclui.

A empresa incentiva o crescimento e o aprendizado contínuos. Além de Cleide, Sarah Coimbra Silveira também está matriculada e vai fazer o curso de Experiência do Cliente pela FGV. “O Tonin dá apoio para quem quer continuar a estudar e aprimorar seus conhecimentos. E quando as lideranças dão o exemplo, é um estímulo para que outros colaboradores também procurem se capacitar sempre que possível”, explica Cleide.

DIRETORIA FEMININA
Outro exemplo de liderança feminina é Elisa Tonin, vice-presidente do Grupo Tonin, que está prestes a ocupar o cargo maior na empresa. Quando tinha 12 anos e sua irmã mais velha 14, o pai, Luiz Antonio Tonin, atual presidente do Grupo Tonin, fez o primeiro plano de estágio para as filhas. “Colocamos a mão na massa, passamos por todos os setores da empresa, fazendo de tudo. Todas as minhas férias escolares, até os 17 anos, foram dentro dos supermercados. Com 14 anos fiz intercâmbio para o Canadá, depois fiz High School nos Estados Unidos e voltei para o Brasil para fazer faculdade de Administração de Empresas na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)”, conta.

Nos dois últimos anos de faculdade, Elisa trabalhou na Aliança de Varejo Independente, em São Paulo, que tinha vários sócios supermercadistas. Depois ainda trabalhou três meses fazendo estágio na Disney, vendendo sorvete. “Apesar de pouco tempo, a experiência na Disney foi uma lição de vida e também de administração. Tive oportunidade de conhecer de perto a logística de uma empresa daquele porte e muitas coisas que aprendi lá levo até hoje comigo e implementei na empresa”.

Formada, Elisa tinha opção de ir trabalhar no exterior ou então voltar para São Sebastião do Paraíso para trabalhar na empresa familiar. Já namorando firme e pensando em conciliar carreira e vida pessoal, escolheu a segunda opção. Em 2007, começou a trabalhar no Tonin. “Meu pai sempre deixou claro que a empresa não era cabide de emprego. Passei de novo por todos os departamentos para identificar os que tinha mais afinidade. Eu tinha que conquistar o meu lugar. Decidi que iria ficar na área comercial. Fiz um projeto grande de Gerenciamento de Categoria, que está em atividade até hoje”.

Em 2015, a família decidiu iniciar um processo de governança corporativa, que está em andamento até hoje. Foram ouvidos todos os funcionários da empresa e liderança da família ou não. “Tínhamos muitos líderes preparados porque sempre incentivamos o crescimento profissional de nossos funcionários, inclusive com um plano de carreira bem definido, mas naquele momento a empresa me escolheu para ser líder. Foi uma escolha baseada no sentimento empresarial como um todo. Não estou aqui neste cargo por indicação do meu pai ou de qualquer outra pessoa, mas por uma avaliação profissional que revelou o sentimento do todo. Isso muito me conforta e me dá ainda mais responsabilidade para representar essa equipe”.

Elisa é a segunda das quatro filhas do presidente Luiz Antonio Tonin. A primogênita, Ana Luiza, atua na diretoria Comercial, a terceira, Lilian é a diretora de Marketing e a caçula, Lídia, está na diretoria Financeira. O processo de governança continua e está na etapa de formação do conselho administrativo e financeiro que será composto por conselheiros externos e internos, inclusive o sr. Luiz Antonio Tonin irá para o conselho e em breve deixará a presidência do grupo.