Há dez anos publicamos este ‘artigo’. Hoje vale reproduzi-lo, está de volta o PSD – Jacuí e com ele o poder público do município pela vontade popular que elegeu a Prefeita Maria Conceição dos Reis Pereira (Di Professora PSD), lembrando as memoráveis disputas entre UDN e PSD de outrora. Vale a história e pela história política de Jacuí.
“Nosso país cresce consistentemente, não aos passos largos da Índia ou China, mas de maneira firme, de olho no futuro, contrariando aqueles que não creem no Brasil e nem mesmo em suas próprias possibilidades. Já não somos mais um país de maioria pobre. Um pouco mais da metade da nossa população, ou seja, mais de 100 milhões de pessoas pertencem à classe média, composta por aqueles que ganham mais de R$1.000,00 e menos de R$5.000,00/ mês.
Esta nova classe média concentra quase 50% do poder de compra do brasileiro. As classes D e E, hoje representam menos de 8% do poder de compra no país, totalizavam 20% da população brasileira antes do lançamento do Plano Real, do governo do mineiro Itamar Franco, plano este, responsável pelo bem-estar em que vivemos hoje.
De olho nos novos desafios e prioridades exigidas pela classe C, ávida por um futuro com mais qualidade de vida, é que o PSD – Partido Social Democrático, ressurge. E ressurge em Jacuí, cidade em que o PSD elevou à Prefeitura nomes como os de Dr. Geraldo Virgínio dos Santos (mais de uma vez), Francisco Antônio Bueno (mais de uma vez), Dr. José Pedreira do Bomsucesso, Antônio José Pereira e Carlos Augusto de Oliveira.
O PSD durante toda a sua trajetória em Jacuí, perdeu apenas uma eleição para a UDN, com a vitória do candidato Jorge Simão. Todavia ele e seu grupo, eram oriundos do PSD, tendo como vice eleito o senhor Francis Coelho Paim (Chico Cabo Verde), candidato do PSD. Partido que tem como foco o político alinhado na ideologia de fazer deste país um lugar melhor e mais justo de se viver. Partido que foi criado para ser diferente e ir muito além: ampliar e solidificar conquistas associadas ao respeito à cidadania, à família e à sociedade, formando competências no campo da administração pública, alinhado na cultura, no estudo e num mundo globalizado.
Políticos de ficha limpa como Guilherme Afif, Gilberto Kassab, Geraldo Thadeu, Henrique Meireles, Rubens Figueiredo, Sérgio Rondino e Cássio Soares, fazem parte deste novo grupo, que não é vertical e é coerente com os anseios desta nova classe média. Diante das eleições que se aproximam, mesmo que não tenham o que oferecer em troca do voto de maneira imediata, o PSD tem ciência que a classe média está em busca de um governo comprometido com a população que busca a prosperidade. Nossa região tem participado de maneira ativa neste processo de crescimento. Jacuí, empurrada pelo Plano Real e pelo sonho de Dr. Mário Goulart e Padre Thomas, transformou-se num local de comércio próspero e grande produtor agrícola.
Hoje, as mulheres jacuienses tomam conta da atividade comercial, enquanto os homens tocam os projetos na agricultura. Como bons mineiros que somos, todos intimamente ligados à política, o que nos distingue de outros Estados, sabemos que Jacuí, historicamente responsável pela expansão do nosso Estado, mantém-se viva na política mineira com dois filhos reeleitos deputados. Geraldo Thadeu e Antônio Carlos Arantes, sendo que os dois lutam ativamente pelo crescimento de nossa região”.
Fernando de Miranda Jorge - Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com