A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) realizou quinta-feira, dia 17 de março, reunião com técnicos ligados a cadeia produtiva e comercial do café para discutir medidas de apoio e desenvolvimento do setor.
Foi uma oportunidade para discutir o setor, suas necessidades, as ações possíveis de serem implementadas ou potencializadas, o desenvolvimento de negócios, serviços e a promoção da ampliação e organização setorial dentro da ACISSP de forma que impacte positivamente para toda cadeia do agronegócio em São Sebastião do Paraíso e região.
Uma das medidas imediatas a serem desenvolvidas é a implantação do laboratório de classificação de cafés. O objetivo desse novo serviço é oferecer aos produtores e a todo mercado de café, análises e avaliações isentas e com credibilidade para auxiliar na negociação da sua safra. No local, os produtores, técnicos e empresas, contarão com a estrutura necessária para realizar suas próprias classificações ou para seus clientes. Uma comissão foi formada para planejar e desenvolver as ações para implementação dessa estrutura.
Durante a reunião foram feitos esclarecimentos sobre a CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial), serviço oferecido pela ACISSP que pode ofertar ao setor agilidade para a resolução de conflitos das partes envolvidas. Discutiu-se ainda a possibilidade de formação de técnicos especializados para dar suporte às demandas apresentadas na câmara.
Também foi apresentada a parceria que a ACISSP mantém com fornecedor de equipamentos de monitoramento e vigilância de cargas, as chamadas iscas de segurança, que são inseridas na produção a ser transportada e o produtor rural acompanha em tempo real, via GPS, o deslocamento e localização do veículo. A associação ainda apresentou seu serviço de emissão de certificado de origem que é feito de forma rápida e ágil para exportação.
"Nosso objetivo é ampliar a atuação da ACISSP no segmento, recebendo novos associados ligados ao setor, aumentando a representatividade, estreitando relacionamento e oferecendo soluções para que a nossa associação se referencie também quando o assunto for agronegócio" analisou o diretor de Agronegócios da Associação, Gilson de Souza.
Ainda no encontro foi anunciada a realização do primeiro curso voltado à formação em comercialização de produtos agro. Serão abordados temas como a volatilidade do mercado, indicadores, tendências, bolsa de valores, análises de gráficos e cenários. Esta capacitação será desenvolvida pela ACISSP em parceria com empresas ligadas ao setor na cidade e terá vagas limitadas.
Os interessados em obter mais informações sobre o curso podem procurar a ACISSP em sua sede ou através dos contatos pelo telefone (35) 3539-4400 ou pelo WhatsApp (35) 98845-4743.
(Assessoria de Imprensa ACISSP/CDL)