Contestou
Sobre a nota publicada nas Curtas, edição de sábado passado, onde uma ex-funcionária do Sesc em Belo Horizonte voltou a entrar em contato com o JS dizendo que a unidade do Sesc em Paraíso pode não sair do papel, a Assessoria de Imprensa daquele órgão nos enviou nota na qual esclarece “que está tudo caminhando bem”.
“Todos os esforços”
“O Sesc em Minas reafirma seu compromisso e ratifica que todos os esforços estão sendo empregados para a implantação da unidade do município de São Sebastião do Paraíso, que contará com espaços voltados para serviços nas áreas de Saúde, Educação, Esporte e lazer, além de outros projetos que contribuirão para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade da região. Até o momento, o Sesc em Minas tem mais de 90% dos projetos executivos prontos e inicia a fase de orçamento para a licitação das obras no município”, diz a nota.
Expectativa
Clima de expectativa para a inauguração na próxima segunda-feira, 27, a partir das 15 horas, das novas instalações da Secretaria Municipal de Saúde. No local funcionará o Ambulatório Municipal e também a Central de Regulação. O endereço é Avenida Wenceslau Brás, 1362, antigo prédio do Santa Terra Eventos. De acordo com informações do prefeito Marcelo Morais, o novo Ambulatório Municipal é um sonho que já vinha sendo pleiteado desde o início do mandato, fruto de um planejamento previsto antes mesmo da atual gestão assumir. Segundo ele, a centralização desses serviços em um único espaço só tem a colaborar com a saúde e bem-estar do cidadão.
Conceito
Uma vez que todos os atendimentos serão centralizados em um único endereço, a expectativa é de que a mudança traga mais conforto, agilidade e comodidade aos cidadãos que necessitam dos serviços da Saúde do Município. O cidadão não precisará se deslocar de uma região da cidade para outra, rodando dentro do sistema de Saúde. Dentro da filosofia de trabalho proposta o que se busca é oferecer um serviço de qualidade do mesmo porte ou semelhante o que existe no atendimento particular no setor público.
Janela partidária
Faltando pouco mais de uma semana para o fim da “janela partidária”, 55% dos deputados federais — quase 11% da Câmara — mudaram de legenda. O período, iniciado no dia 3 de março, funciona para que deputados federais, estaduais e distritais troquem de partido sem perder o mandato. A janela partidária termina em 1º de abril e não estão descartadas mais novidades e surpresas até lá.
Troca troca
O levantamento realizado considerou as mudanças confirmadas até o dia 23. O partido que mais ganhou parlamentares foi o PL — partido ao qual se filiou o presidente Jair Bolsonaro no final do ano passado — saltando de 42 para 63 deputados na Câmara Federal. O maior número de baixas é do União Brasil. O partido, que advém de uma fusão do DEM com o PSL (ex-partido de Bolsonaro), perdeu dezenas de deputados bolsonaristas para o PL. Conforme os dados preliminares 55 deputados federais (10,7% do total de 513) trocaram de partido no período.
Trocou
Quem anunciou que trocou de partido durante a semana foi o deputado federal majoritário da região de São Sebastião do Paraíso, Emidinho Madeira. Na quarta-feira,24, em comunicado oficial o parlamentar anunciou a saída dele do Partido Socialista Brasileiro (PSB) por onde se elegeu e a quem externou eterno agradecimento. Agora a nova casa do deputado é o PL que ele pretende continuar desenvolvendo suas atividades políticas, sigla que concorrerá as eleições em 2 de outubro deste ano. Na chegada ao Partido Liberal Emidinho falou que: “é com essa mesma visão social, democrática e foco no desenvolvimento econômico do Brasil, que continuarei o meu trabalho, sempre respeitando as ideias divergentes e pautado na melhoria das condições de vida de todos os brasileiros”.
Criticados
Por falar em Emidinho Madeira, ele foi alvo de críticas do presidente da Câmara Municipal de Paraíso, Lisandro Monteiro, nesta semana. A crítica se estendeu a parlamentares que foram expressivamente votados em São Sebastião do Paraíso, e que segundo Lisandro não moveram uma palha para evitar que o Hospital do Coração da Santa Casa perdesse o equivalente a 60% de verbas federais que foram redirecionados para a Santa Casa de Passos.
Eleitores irregulares
Falta pouco mais de um mês para o fechamento do cadastro eleitoral, que acontece em 4 de maio. Eleitoras e eleitores mineiros que estão com o título cancelado têm que solicitar a regularização até essa data para poderem votar nas Eleições 2022. O prazo é o mesmo para quem quer solicitar a 1ª via, transferência do título ou atualização de dados cadastrais. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/G) informa que no estado 1.231.568 eleitores precisam regularizar o título. Os motivos de cancelamento vão desde a falta de comparecimento para votar, justificativa em três eleições consecutivas até a ausência à revisão biométrica.
Movimentação
Também nesta semana ocorreram movimentações interessantes nos bastidores políticos para as definições de algumas pré-candidaturas. Os vereadores Vinício Scarano Pedroso e José Luiz “Érika” das Graças tiveram confirmados por seus respectivos partidos CIDADANIA e Republicanos a condição de pré-candidatos para as convenções que devem ocorrer até 10 de agosto. A aposta é na renovação, sendo que Vinício pleiteia vaga na Câmara dos Deputados Federais, enquanto que José Luiz quer concorrer a uma das 77 vagas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Além de Paraíso terão também de angariar votos pela região, quiçá por toda Minas.
Nova diretoria
Bastante concorrida e prestigiada a apresentação da nova diretoria da Acissp, na noite de quinta-feira,24, em São Sebastião do Paraíso. Muita gente compareceu e gente de peso, de classe e representantes dos mais diversos segmentos participaram do evento. Expectativa de que o empresariado, o comércio, a indústria e demais segmentos caminham por trechos que conduzem a esperança de dias melhores e que motivam a seguir em frente, descortinando horizontes e alcançando metas e objetivos cada vez mais e mais.
Definições
Em tempos de definições quem também anunciou nesta sexta-feira,25, que está assumindo uma pré-candidatura só que ao Governo de Minas, é o prefeito da capital, Alexandre Kalil. Ele deve se afastar da prefeitura para dar início aos trabalhos com a missão de conquistar o eleitorado, principalmente no interior. A disputa deve ser ferrenha contra o atual governador Romeu Zema que enfrenta forte oposição no momento, no chamado fogo amigo, ou seja, está sendo vítima de seus próprios servidores públicos. Fora isso, deve navegar em águas tranquilas, pois pegou um estado falido e conseguiu consertar em boa parte, mesmo enfrentando o período de pandemia. Inclusive pagando em dia o funcionalismo.
Reciclável
Há cerca de uma semana que o serviço de coleta de material reciclável está prejudicado. Segundo informações o veículo utilizado para fazer este serviço estava em manutenção, não sendo possível a sua substituição. Com isso quem fez a festa foram coletores avulsos que percorrem a cidade, durante o dia, à noite e até na madrugada. Uma pena que nem todos os locais são visitados e muita gente acaba desestimulada de fazer a separação do material, ou seja, ocorre a desconstrução do processo. O que leva tempo para ser implantado em um ou dois dias de não coleta faz com que o conceito caia por terra.