CURTAS EDIÇÃO 2596

Cutas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 30-03-2022 09:19 | 2077
Foto: Arquivo

Exemplo
A diretora regional de Saúde, Kátia Rita Gonçalves, de Passos, falou sobre os avanços de Paraíso na área da saúde. Durante a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, ela citou que São Sebastião do Paraíso é a única cidade da sua jurisdição que possui gestão plena. Disse que o município tem adotado uma postura exemplar e que é tem sido modelo para tantas outras prefeituras da região em prestar um serviço de eficiência e com qualidade. Ela parabenizou os gestores desde o vice-prefeito o médico Daniel Thales, o prefeito Marcelo Morais e ainda citou funcionários.

“Essa não vai”
Em pronunciamento feito na solenidade de inauguração da sede da Secretaria Municipal de Saúde, o presidente da Câmara Municipal de Paraíso, Lisandro Monteiro depois de tecer elogios à administração pelo conjunto daquela obra, e do alcance que terá em melhoria no setor de Saúde, lembrou que a Câmara tem sido parceira, e ele também é companheiro de primeira hora do prefeito Marcelo Morais e do vice, Dr. Daniel. Em dado momento disse que aquela era uma obra que não tinha perigo de “ir para Passos”.

Menos 60%
Lisandro fez uma alusão à verba federal que era destinada ao Hospital do Coração da Santa Casa de Paraíso, para atendimento de pacientes via SUS, da qual 60% foi transferida para a Santa Casa de Passos. O presidente em sessão da Câmara uma semana antes, criticou deputados que são majoritários em Paraíso, e que segundo Lisandro “não moveram uma palha” para evitar essa perda para o atendimento de pacientes no Hospital do Coração em Paraíso.

Foi pensado
A situação do trânsito na região onde foi inaugurada a sede da nova Secretaria Municipal de Saúde, a Central de Regulação de Exames e o Ambulatório Municipal, na Avenida Wenceslau Brás, foi pensada pela administração. O prefeito Marcelo Morais confirmou que foram realizados estudos e que medidas já foram tomadas para evitar a grande movimentação de veículos no trecho. Uma delas é a criação de um estacionamento para funcionários e médicos, outra é o acesso para ambulâncias com pacientes que se dará pelos fundos a partir da rodovia MGC-491. Também haverá mudança no sistema do estacionamento de veículos na Praça João Flávio que ganhará outro formato. O conjunto de medidas visa minorar os gargalos que poderão ocorrer.

Semáforo
Outra medida também anunciada pelo prefeito e que será adotada em breve na mesma Avenida Wenceslau Brás, é a instalação de um semáforo no cruzamento com a Rua Santa Luzia. Antiga reivindicação de quem transita na região a implantação do equipamento terá seus reflexos sentidos na secretaria e também na região. A expectativa é que se conclua o mais breve o processo de compra e a instalação o mais breve possível para aliviar a barra. O mesmo vale para a parte baixa da cidade no cruzamento das avenidas Alferes Manoel Caetano do Nascimento e a Oliveira Rezende onde também esta indicada a colocação de semáforo.

Queimados
O prefeito Marcelo Morais confirmou que está empenhado em trabalhar para a junção de forças junto a outras lideranças da cidade para a implantação de um Hospital de Queimados, em São Sebastião do Paraíso. Ele acompanhou de perto o drama de algumas famílias da cidade em obter tratamento para vítimas deste tipo de situação, sendo que em Minas Gerais existem apenas três unidades de referência, sendo uma em Uberlândia, outra em Montes Claros e o terceiro na capital. Quando da necessidade de se transferir um paciente é tamanha a dificuldade e os riscos aos pacientes que pelos olhos da sensibilidade está mais fácil construir um hospital para atender estas necessidades por aqui.

Ligação
Uma reivindicação bastante pertinente e muito reclamada por quem precisa acessar a BR-491 e ir para os bairros São Francisco, João XXIII e Belvedere passando pelo chamado “viaduto da Copasa” poderá ter uma solução em breve. A prefeitura deverá asfaltar a única via existente para a entrada a estes locais pleito de muitos anos de inúmeros moradores e também de todas as pessoas sejam entregadores dos mais diversos que precisam chegar a estes bairros. Segundo o prefeito Marcelo Morais a obra foi pleiteada junto a concessionária que administra o trecho e não foi atendida. Ele disse que fará o serviço e está disposto a responder no Judiciário caso haja algum questionamento de quem não fez.

Ligação II
Outra obra que está preste a ser iniciada e que começa a ter respostas positiva onde estava travada é a construção da ponte que fará a ligação entre os bairros São Sebastião e região ao Jardim Mediterranèe e adjacências. Aguardada com grande expectativa por todos os usuários do trecho a iniciativa significará economia para quem precisa rodar parte da cidade para acessar de um lado a outro e também irá desafogar o trânsito em uma grande região, onde o fluxo de veículos é bastante complicado devido ao excesso de veículos. É mais uma obra que ajudará e muito o setor de mobilidade no município.

Audiência
Na Audiência Pública realizada na segunda-feira, 28, na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso para debater os projetos do Executivo sobre verbas a serem aplicadas no setor de Educação, o quórum foi diminuto. Entre os poucos presentes, apenas dois vereadores, Vinícius Scarano Pedroso e Maria Aparecida Cerize Ramos, a Cidinha Cerize, se manifestaram fazendo questionamentos e buscando esclarecimentos sobre alguns detalhes dos projetos. O prefeito Marcelo Morais também presente no evento manifestou esclarecendo as dúvidas. No mais os trabalhos tiveram duração de aproximadamente 20 minutos e ponto final.

Teste
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso havia programado para a noite de ontem, terça-feira,29, a partir das 19 horas realizar um teste de iluminação nas instalações da Escola Municipal Campos do Amaral, no centro da cidade. É mais uma etapa que está sendo concluída na grande reforma do prédio que foi iniciada ainda no ano passado. Se tudo correr bem as obras vão avançar e poderão adentrar praticamente para a fase final. A intenção é que quando os alunos voltarem sejam absorvidos grande parte dos que ainda encontram-se em fase de espera, já que será mantido pelo município o funcionamento das salas no prédio da Libertas Faculdades Integradas, fazendo com que assim seja zerada a fila dos que aguardam vagas.

4ª dose
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), iniciou ontem a distribuição de 533.305 vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca. A remessa é destinada à aplicação de quarta dose (segunda dose de reforço) em pessoas com 80 ou mais anos de idade. Esse quantitativo é suficiente para imunizar todo o público-alvo no estado, estimado em 531.564 pessoas, segundo dados da Fundação João Pinheiro (FJP). Este é o 98º lote de vacinas do Ministério da Saúde e foi entregue no fim da tarde da segunda-feira, 28,  por via terrestre, à Central Estadual de Rede de Frio, na capital mineira. A distribuição começou após acondicionamento e conferência dos imunobiológicos. A expectativa é de que em Paraíso a aplicação destas doses aconteça a partir da próxima semana.