APC

FAZER O BEM bem

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 30-03-2022 08:20 | 2772
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Arquivo

"Fazer o bem" pode parecer muito subjetivo, mas também é algo claro e prático que podemos aplicar todos os dias da nossa vida. O ato de ajudar outra pessoa, por exemplo, é uma das formas de fazer o bem, assim como conversar com alguém que necessita de uma pessoa amiga, para confidências ou ajudá-la a seguir em frente.

Que mais seria fazer o bem, bem?

Deixa o coração leve, para quem faz. Para muitas pessoas, o prazer da vida está em fazer o bem sem esperar retorno... É muito difícil esta prática, nem sempre os outros vão reconhecer suas boas intenções, mas manter o coração puro e a alma leve importa a nós. Bem aventurados os limpos de coração (Mateus - 5,8).

Podemos falar com muitas pessoas nas ruas, e não encontrar uma sequer, que não queira ser feliz. Mas nem todas estão dispostas a fazer aquilo que é necessário para se ter um coração puro. E às vezes até perigoso fazer um bem a quem se quer bem e também a quem nem se conhece bem. Isto parece contraditório, mas pode acontecer que o outro não perceba seu querer bem e virar contra você.

Eis que a colocação da bióloga, pesquisadora e fundadora da Consultoria Tropical Inteligence "Beatriz Mello" faz sentido: "O desafio de fazer o bem está em conseguirmos distinguir o que é realmente "bom" e o que finge ser. A questão é, fazer mais nas ações do que nas palavras".

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com