CURTAS EDIÇÃO 2597

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 02-04-2022 05:20 | 2103
Foto: Reprodução

Motociata
Anunciada nesta semana, não de forma oficial, que o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, pré-candidato a reeleição, deverá estar na região no próximo mês. Ele poderá participar de uma motociata saindo de Franca (SP) com destino a Cássia (MG), pela rodovia Engenheiro Ronan Rocha, onde em 22 de maio será inaugurado o maior santuário do mundo, dedicado a Santa Rita. A informação está circulando em redes sociais sendo movimentada por apoiadores e seguidores. O convite para o presidente visitar o santuário ocorreu ano passado e passou por várias mãos.

Movimentação
Nesta semana houve um aumento significativo na movimentação de máquinas, caminhões e operários trabalhando na obra de construção do novo trevo da MG-050 e na alça de acesso e interligação com a MGC-491. Segundo consta haverá a duplicação de um trecho da rodovia. Prometida há 10 anos e ensaiada de tempos em tempos o projeto em andamento esta prestes a se tornar realidade. Com o final do período chuvoso o que se espera é que realmente ocorra a famosa “mãos as obras” e que em breve se tenha concluídos os trabalhos. Tomara não haja mais nenhum entrave.

Covid-19
O último Boletim Epidemiológico de março divulgado pela Prefeitura registrou mais um óbito por covid-19 em São Sebastião do Paraíso. Foi o oitavo caso de pessoa que perdeu a vida para a doença. Desta forma já somam 318 às vitimas fatais da enfermidade desde o início da pandemia há dois anos. Ainda é assustadora esta situação mesmo com o avanço da vacinação que vai abrangendo cada vez mais uma maior quantidade de pessoas. Há um ano os números de mortes eram mais avassaladores ultrapassando o dobro de ocorrências como esta. Flexibilizações estão ocorrendo à medida em que a enfermidade vai perdendo força. Ainda assim fica sempre a recomendação de cautela, pois, a pandemia não terminou.

Sem máscara
O uso de máscaras de proteção à covid-19 deve deixar de ser obrigatório em locais fechados em Minas Gerais a partir de 1º de maio. Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, a flexibilização do uso do equipamento valerá se a tendência de casos da doença continuar em queda. Ele aponta que a tendência de queda nos números de caso de covid-19 no estado, o avanço na vacinação infantil e também a ampliação da segunda dose de reforço favorecem esta decisão. A evolução do cenário possibilita esta expectativa, desobrigando o uso de máscaras em locais fechados em todo estado, independente da cobertura vacinal alcançada. A decisão de liberação ou não das máscaras cabe a cada município. O Estado apenas faz a recomendação.

Sem internações
Neste sentido o mês de março apresentou números favoráveis em relação ao controle da doença. O destaque são as internações tanto na UTI quanto na Enfermaria atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Desde o dia 16, ou seja, praticamente a metade do mês não ocorreu ocupação de leitos. Em análises dos números registrados nos boletins epidemiológicos dois itens chamam atenção: No período foram registradas 901 notificações novas. Outro indicador foi o registro de 131 casos confirmados, o que indica que o vírus ainda circula. Ainda assim em virtude dos bons indicativos o município encerrou o funcionamento do Centro Covid, porta de entrada para os primeiros atendimentos contra o coronavírus.

Disparada
Segundo levantamento divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde, 27 cidades do Sul de Minas estão sendo consideradas áreas de risco e infestação do mosquito Aedes aegypti, zika e chikungunya. Com indice de infestação em 13,5 Paraíso está disparado na frente das outras cidades da região, um indicador indesejado. Ao todo, 233 municípios mineiros representam índice de infestação igual ou maior do que 4. Sendo assim, estão em situação de risco. Outros 344 (40,3%) estão em alerta e em 205 (24%) o indicador é classificado como satisfatório, ou seja, o índice de infestação é menor que 1. Nesta edição do estudo, 71 municípios (8,3%) não realizaram o Lira.

Tecnologia
Prefeitos, gestores e servidores públicos do Sudoeste Mineiro participaram terça-feira (29) do Webinar das Cidades Digitais da região para tratar de inovação e modernização dos serviços públicos. O encontro virtual, foi promovido pela Rede Cidade Digital (RCD). Paraíso foi representado pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho de São Sebastião do Paraíso, Cícero Barbosa. Ele apresentou as inovações implantadas na cidade para atender a população. O Webinar das Cidades Digitais do Sudoeste Mineiro trouxe detalhes das políticas de fomento às cidades inteligentes em andamento no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Transformação
A necessidade de se investir na transformação digital dos serviços públicos também tem feito Paraíso direcionar cada vez mais esforços para o setor de tecnologia, conforme o secretário de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho, Cícero Barbosa. Segundo ele, a proposta do governo hoje não é apenas de criar-se um governo digital. Ele cita que existem diversas ferramentas implantadas a nível de município para que sejam feitas as gestões desses processos administrativos. A cidade está entrando agora numa fase de organização e estruturação do prontuário digital para facilitar a vida do cidadão, com agendamento de consultas, acompanhamento dos processos de Saúde de uma forma geral.

Logística reversa
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída no Brasil deixou claro que a responsabilidade pela destinação final ambientalmente adequada de alguns materiais, como as lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição, deve ser compartilhada por fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. A proximidade com o consumidor garante ao comércio um papel fundamental na logística reversa de lâmpadas. Por isso, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão do processo no país, disponibiliza gratuitamente coletores a estabelecimentos comerciais de cidades de Minas Gerais.

Inclusa
Atualmente, a Reciclus conta com 3.188 pontos de coleta em estabelecimentos comerciais em 710 municípios de todas as regiões do País. Desde 2017, em todo o Brasil, a Reciclus já deu a destinação correta a mais de 20 milhões de lâmpadas. São Sebastião do Paraíso está relacionada entre as cidades onde funciona um ponto de coleta. Do total de pontos, 123 estão instalados em 41 municípios de Minas Gerais, onde a Associação quer ampliar sua presença, a fim de estimular a logística reversa de lâmpadas na região. Além de Paraíso, Guaxupé, Alfenas e Andradas também possui dispositivos para esta situação.